Uma moradora da cidade viralizou após postar uma foto tomando a vacina.
Afinal, a vacina contra a Covid-19 se toma no braço ou no glúteo? Esse é a dúvida de muitas pessoas após saber que o município de Joinville, Norte do Estado, aplica os imunizantes no glúteo dos moradores. Na sexta-feira (20) foto de uma moradora da cidade, Laura Braz, de 25 anos, viralizou nas redes sociais após ela postar uma foto tomando a 1° dose da vacina no o músculo do ventroglúteo, próximo ao glúteo.
Fabiana Almeida, gerente de Vigilância de Saúde de Joinville, afiram que outras vacinas já estão sendo aplicados desta forma fora da cidade.
“Como já é rotina de outras vacinas, nós optamos pelo ventroglúteo”
O município utiliza essa forma como padrão de vacinação na cidade. Até o momento, foram vacinadas 348.318 pessoas com a 1° dose e 145.268 com a 2° dose. A prefeitura de Joinville esclareceu que se o paciente pedir, tomará a vacina no braço. A Diretoria de vigilância de Santa Catarina (DIVE) afirmou que não há diferença nas eficácia da vacina ou dor na aplicação entre os dois músculo.
A gerente da Vigilância em Saúde de Joinville explica que a aplicação da vacina realizada na cidade está de acordo com as orientações da DIVE.
“O estado já orienta que seja feita [a imunização contra a Covid] como as vacinas de rotina”, relatou a gerente de Imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, Arieli Fialho.
O ventroglúteo, ou o bumbum, pode ser uma primeira opção.
“A vacinação é intramuscular. Geralmente as bulas vêm com orientação de deltoide, mas não significa que não possa ser feita em outros músculos”.
Sugestão de pauta