Participe do grupo Misturebas no WhatsApp

Entenda por que Joinville aplica vacina contra a Covid-19 no glúteo

Entenda por que Joinville aplica vacina contra a Covid-19 no glúteo
Foto: Reprodução/Rede social

Uma moradora da cidade viralizou após postar uma foto tomando a vacina.

Afinal, a vacina contra a Covid-19 se toma no braço ou no glúteo? Esse é a dúvida de muitas pessoas após saber que o município de Joinville, Norte do Estado, aplica os imunizantes no glúteo dos moradores. Na sexta-feira (20) foto de uma moradora da cidade, Laura Braz, de 25 anos, viralizou nas redes sociais após ela postar uma foto tomando a 1° dose da vacina no o músculo do ventroglúteo, próximo ao glúteo.

Fabiana Almeida, gerente de Vigilância de Saúde de Joinville, afiram que outras vacinas já estão sendo aplicados desta forma fora da cidade.

Continua depois da publicidade

“Como já é rotina de outras vacinas, nós optamos pelo ventroglúteo”

O município utiliza essa forma como padrão de vacinação na cidade. Até o momento, foram vacinadas 348.318 pessoas com a 1° dose e 145.268 com a 2° dose. A prefeitura de Joinville esclareceu que se o paciente pedir, tomará a vacina no braço. A Diretoria de vigilância de Santa Catarina (DIVE) afirmou que não há diferença nas eficácia da vacina ou dor na aplicação entre os dois músculo.

A gerente da Vigilância em Saúde de Joinville explica que a aplicação da vacina realizada na cidade está de acordo com as orientações da DIVE.

“O estado já orienta que seja feita [a imunização contra a Covid] como as vacinas de rotina”, relatou a gerente de Imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, Arieli Fialho.

O ventroglúteo, ou o bumbum, pode ser uma primeira opção.

“Esse músculo é maior, é livre de nervos. Desde que o profissional da saúde tenha capacitação para delimitar esse músculo, é uma opção”, afirmou Fialho.
Ela também informou que as bulas das vacinas falam mais do deltoide, localizada no braço.

“A vacinação é intramuscular. Geralmente as bulas vêm com orientação de deltoide, mas não significa que não possa ser feita em outros músculos”.

 

 

Compartilhe nas suas redes sociais


Siga as redes sociais do Portal Misturebas
Instagram: Clique aqui ✅ Telegram: Clique aqui
✅ Facebook: Clique aqui  ✅ Youtube: Clique aqui


Sugestão de pauta

Mais notícias
Atendimento