Participe do grupo Misturebas no WhatsApp

O que é fio penteado?

O que é fio penteado?
Foto: Divulgação

Mais brilhoso, uniforme e macio, ele é a bola da vez nas peças de cama e, principalmente, de banho.

Sabe aqueles tecidos macios, fofinhos e que parecem um abraço? Eles são ainda mais importantes nas peças de cama e banho, pois ajudam a nos sentirmos mais confortáveis em contato com elas. Você precisa saber que o tipo de fio do tecido influencia muito nessa característica e um dos melhores é o fio penteado.

Não sabe o que quer dizer isso? A classificação de fio de um tecido determina, principalmente, a sua maciez e durabilidade. Se você não tem o hábito de olhar para essa característica quando vai comprar um jogo de toalha ou de lençóis, deveria.

Continua depois da publicidade

O fio penteado é utilizado em peças de qualidade superior, pois realmente costuma significar que elas terão maior durabilidade, volume, maciez e até aparência mais brilhante. Esse tipo de fio passa por um processo de paralelização que, como o nome sugere, penteia o fio.

Ao ser penteado, o tecido perde as impurezas e fibras mortas, quase como quando a gente escova um gatinho. Depois do processo que retira o pelo morto, o pet fica macio e até com uma aparência melhor. Fazendo uma analogia simples, é mais ou menos isso que acontece com os tecidos.

      >> LEIA TAMBÉM: História do pijama: saiba tudo sobre o sleepwear

O fio penteado costuma ter a fibra mais longa, o que é característica de fios superiores, como o egípicio. Isso porque o processo de paralelização retira as fibras mais curtas.

De forma resumida, tecidos com fibras mais finas costumam ter menor qualidade e durabilidade, além de menos maciez e volume. Nas toalhas, isso não interfere tanto na absorção, mas faz toda a diferença no conforto, naquela sensação macia ao toque, que é tão bem-vinda quando a gente vai se enxugar.

Outros tipos de fio

Já sabemos que tecidos com fios penteados são bons para as suas toalhas. Mas, para te ajudar na hora de escolher, fizemos uma lista detalhando as características dos outros fios mais comuns no mercado:

  • Fio egípicio – esse tipo de tecido tem os fios mais longos disponíveis no mercado e, por isso, de qualidade superior. Quase sempre custa mais caro, mas sua durabilidade pode ultrapassar gerações e sua maciez é inconfundível.
  • Algodão – os tecidos de algodão são feitos com fibras naturais, de origem vegetal. A qualidade desse tecido varia de acordo com o seu processo de produção, mas ele também costuma ser macio e durável, além de hipoalergênico.
  • Fio simples – também costuma ter toque macio e boa durabilidade, mas tem mais impurezas que o fio penteado e, portanto, qualidade um pouco inferior. Por conta disso, faz sentido que os preços geralmente sejam mais acessíveis.
  • Fio retorcido ou duplo – é um tipo de tecido desenvolvido por meio de um processo de torção entre as fibras, que costuma resultar em um fio de algodão resistente. Costuma ter bom volume e facilita a confecção daquelas toalhas com desenhos em alto relevo.
  • Fio cardado – esse é um fio que não passa pela penteadeira e, por isso, tem qualidade inferior. As fibras são curtas, o que diminui o conforto ao toque e também torna o tecido mais propenso à formação de bolinhas.

Como escolher suas toalhas?

Além de olhar as especificações do tecido e do fio, alguns truques podem te ajudar a escolher as melhores toalhas para a sua casa:

  • Observe a peça contra a luz e, se ela tiver algum sinal de transparência, isso significa que a qualidade não é muito boa;
  • Você consegue observar o sentido da fibra ao segurar a toalha na altura dos olhos? Se sim, bom sinal;
  • Passe a mão e até o rosto para verificar se o toque é mesmo tão macio quanto o rótulo promete;
  • O peso também importa. Se a toalha for muito leve, provavelmente não tem muita qualidade. Se for pesada, bom sinal.
Compartilhe nas suas redes sociais


Siga as redes sociais do Portal Misturebas
Instagram: Clique aqui ✅ Telegram: Clique aqui
✅ Facebook: Clique aqui  ✅ Youtube: Clique aqui


Sugestão de pauta

Mais notícias
Atendimento