Participe do grupo Misturebas no WhatsApp

Número de feminicídios em SC cai em comparação a 2020

Número de feminicídios em SC cai em comparação a 2020
Imagem Ilustrativa

Nos cinco primeiros meses do ano, o número de casos caiu em comparação ao mesmo período do ano passado.

O número de casos de feminicídio em Santa Catarina caiu em comparação ao mesmo período de 2020. Nos cinco primeiros meses deste ano, houve 12 casos de feminicídio, no ano passado, teve 21. Porém, as denúncias de violência contra a mulher aumentaram, principalmente as que categorizam ameaça e injúria.

Segundo a Polícia Civil (PC), essa diminuição de mulheres assassinadas está associada a coragem das vítimas em denunciar o agressor. Mesmo com a pandemia da Covid-19 e com as mulheres passando mais tempo em casa com os autores das agressões, houve um aumento nas denúncias.

Continua depois da publicidade

Comparando os cinco primeiros meses de 2020 com 2021, neste ano, ocorreram 27.609 denúncias de violência contra a mulher, já em 2020, foram registradas 26.474 denúncias. No ano passado, 57 mulheres foram vítimas de feminicídio em Santa Catarina.

O levantamento mostra que 80% das vítimas haviam estado, ou estavam em um relacionamento amoroso com o autor do crime. 28% dos autores tinham passagem pela polícia por ter cometido violência doméstica.

>>Leia mais: Sexta-feira de sol e algumas nuvens em SC

Desde o ano passado, o site da PC do Estado possui um espaço chamado Delegacia da Polícia Virtual da Mulher. Para registar um Boletim de Ocorrência (B.O) basta clicar e informar o tipo de crime que quer denunciar.

Às mulheres que denunciam o crime, o município em que reside deve prestar apoio através de serviços sócios sociais. Para aquelas que possuem medidas protetivas, a PC e a Polícia Militar devem acompanhar os casos através do telefone ou Whats app, e com visitas.

Para denunciar casos de violência contra a mulher, disque 181, ou denuncie pelo Whats app (48) 9 8844-0011.

Compartilhe nas suas redes sociais


Siga as redes sociais do Portal Misturebas
Instagram: Clique aqui ✅ Telegram: Clique aqui
✅ Facebook: Clique aqui  ✅ Youtube: Clique aqui


Sugestão de pauta

Mais notícias
Atendimento