Golpistas tentam aplicar uma multa que não existe.
Proprietários de empresas, serviços e estabelecimentos comerciais em municípios das regiões do Vale e do Alto Vale do Itajaí relatam o recebimento de telefonemas em que golpistas se passam por empregados da Celesc para forçar pagamento de multa inexistente. Na ligação, os criminosos alegam que o medidor do consumo de energia do referido estabelecimento está cadastrado como pessoa física, ao invés de registrado como pessoa jurídica, o que acarretaria cobrança de suposta multa, ou o equipamento de medição recolhido.
Nos casos relatados, os golpistas também pediram que as vítimas telefonassem aos supostos representantes da empresa para apresentar o número de protocolo e combinar o recebimento de boleto bancário para pagamento da autuação.
A Celesc esclarece que não realiza esse tipo de operação e não solicita, por telefone, qualquer pagamento via boleto bancário, depósito em contas bancárias ou transferência via PIX. As cobranças realizadas pela companhia ocorrem apenas por meio da fatura de energia elétrica. A empresa alerta e apela aos consumidores que não repassem dados pessoais e de unidades consumidoras por qualquer meio que não sejam os seus canais oficiais (Agência Web, Call Center e lojas de atendimento presencial), e orienta às vítimas de golpes procurem a autoridade policial do seu município e registre Boletim de Ocorrência.
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Em caso de ligações suspeitas ou qualquer dúvida comercial, ligue para o teleatendimento da Celesc: 0800 048 0120 (comercial) ou 0800 64 64 050 (para deficiente auditivo).
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