Campanha irá entregar uma bicicleta da marca Muzzy Cycle, fabricada em polipropileno (PP), para a entidade que somar mais pontos nos desafios
Em busca de incentivar o recolhimento de tampas plásticas, o Tampinha Legal lançou em abril o Desafio da Bike 2021, iniciativa que irá premiar a entidade assistencial que somar mais pontos na competição com uma bicicleta da marca Muzzy Cycle, fabricada em polipropileno (PP). O quadro da bicicleta é 100% feito de plástico pós-consumo e tem garantia vitalícia, pois não amassa, não descasca e não enferruja. A campanha vai até o dia 30 de dezembro e todas as entidades cadastradas no programa podem participar.
Segundo a coordenadora do Instituto SustenPlást, Simara Souza, será uma ação recreativa e lúdica para conscientizar a população sobre a importância de destinar corretamente o material. “Todos os plásticos são 100% recicláveis e é essencial que a população tenha este conhecimento. Afinal, esta matéria-prima é muito nobre, vale dinheiro, e retorna para indústria para produção de inúmeros artefatos cotidianos como baldes, vassouras, bacias e até mesmo para-choques automotivos, caracterizando a economia circular na prática”, explica Simara.
As entidades assistenciais devem obrigatoriamente efetuar ao menos uma entrega dentro do período de Desafio da Bike Tampinha Legal (01 de abril a 30 de dezembro de 2021), para validação dos pontos. A apuração do resultado será realizada em 3 de janeiro de 2022 pela equipe do Tampinha Legal.
O Tampinha Legal é iniciativa do Instituto SustenPlást com o apoio do Movimento Plástico Transforma. Através de ações modificadoras de comportamento de massa, conscientiza quanto ao destino adequado aos resíduos plásticos e faz com que a economia circular ocorra na prática.
LEIA TAMBÉM: Vacinação em SC: 876,8 mil doses da vacina contra a Covid-19 foram aplicadas no estado
Todos os segmentos da sociedade são convidados a juntar tampinhas e destiná-las para entidades assistenciais cadastradas junto ao programa que busca a melhor valorização de mercado para o material.
Os valores obtidos são destinados integralmente para as entidades assistenciais participantes sem rateios ou repasses sem que o programa receba comissões e/ou gratificações sobre o material coletado. Em 2020 ultrapassou R$ 1 milhão de reais destinados 100% para entidades assistenciais participantes.
Recentemente, lançou o Copinho Legal que, seguindo o modelo do Tampinha Legal, destina os recursos obtidos com a venda dos descartáveis plásticos (copos, pratos e talheres) para as entidades assistenciais participantes.
LEIA TAMBÉM: Governo de SC promove fórum para alavancar o desenvolvimento econômico do Estado
O Tampinha Legal atua no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás e no Distrito Federal. Além do site – tampinhalegal.com.br, também é possível acompanhar a transparência do trabalho do programa por redes sociais, como YouTube, Instagram e Facebook, e pelo aplicativo Tampinha Legal, onde é possível localizar onde estão os pontos de coleta mais próximos, entidades assistenciais e empresas participantes. etc.
Em Porto Alegre, o Tampinha Legal conta com o apoio estratégico da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS.
LEIA TAMBÉM: Blumenau registra mais de mil faltas na Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19
Sugestão de pauta