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Polícia Militar efetua campanha de prevenção aos crimes de Estelionato e Extorsão

Polícia Militar efetua campanha de prevenção aos crimes de Estelionato e Extorsão

Veja alguns dos golpes mais comuns

CONFIRA ALGUNS DOS GOLPES MAIS COMUNS

BILHETE PREMIADO: É um golpe antigo. Para simular o bilhete sorteado, o estelionatário faz um jogo na lotérica com os números sorteados, conseguindo o comprovante de aposta de um sorteio que ainda vai ocorrer. Após, atua em locais de grande fluxo e aborda, preferencialmente, vítimas idosas ou que estejam saindo de um banco.

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•DICA: Evitar dar continuidade na conversa com pessoas estranhas, principalmente quando dizem estar com um bilhete premiado. Avisar imediatamente a Polícia (190) para efetuar a abordagem dos estelionatários, uma vez que atuam em vários estados e podem ter mandados de prisão abertos.

PUBLICIDADE EM LISTA TELEFÔNICA: O estelionatário efetua ligações para alguma empresa e oferece gratuitamente o serviço de propaganda em algum site de listas de telefones, legando ser uma página muito acessada na internet.

•DICA: Leia atentamente o que receber e se desconfiar de algo, não assine. Caso tenha caído nesse golpe, procure um advogado de sua confiança para orientações cíveis e registre o fato na Delegacia de Polícia.

TORPEDO PREMIADO: Também é um golpe dos mais antigos aplicados. A vítima recebe um SMS, geralmente de um celular de outro estado, informando que foi contemplada num sorteio. Ao entrar em contato com o número, a vítima é colocada numa suposta central de atendimento que solicita depósitos e encargos.

FALSO SEQUESTRO: É aplicado com base em informações obtidas da própria vítima, no momento de desespero. O estelionatário liga aleatoriamente para telefones, diz que está com um parente da vítima, exige dinheiro para o resgate e faz ameaças. Normalmente, pessoas ao fundo imitam agressões e gritos. Se aproveitando do pânico causado, os golpistas convencem a vítima a não desligar o telefone e a depositar dinheiro em várias contas, por meio de caixas de atendimento bancários. Eles mantêm a vítima em pânico, sem tempo para que possa raciocinar sobre o fato.

•DICA: Nunca forneça seus dados por telefone e invente um nome quando o estelionatário dizer que tem um parente seu sequestrado. Por precaução, ligue para o suposto parente.

FALSO BOLETO: Por meio de cavalo de troia ou outro malware (vírus), o estelionatário tem acesso aos dados do computador da vítima. Após efetuar negociação pela internet e receber um boleto do verdadeiro fornecedor, ela também recebe um segundo e-mail, contendo um boleto com desconto. Porém, esse boleto não pertence à compra da vítima, mas a uma compra do estelionatário em um site de vendas.

•DICA: Mantenha o antivírus do computador atualizado e, se receber e-mails nesta situação, entre em contato diretamente com o fornecedor para esclarecimentos.

FALSO PROBLEMA MECÂNICO EM VEÍCULOS: A vítima recebe uma ligação de um suposto parente, dizendo que está em uma oficina com o veículo quebrado. Ele alega ter esquecido a carteira em casa e pede que deposite uma quantia na conta do falso mecânico, prometendo devolver depois.

SITES DE COMPRAS OU EMPRÉSTIMOS PESSOAIS: A vítima procura em sites de pesquisas algum produto ou empréstimo pelo preço mais vantajoso, mas não se cerca de toda a precaução possível para efetuar a confirmação do negócio. No caso do empréstimo, o estelionatário exige vários depósitos de dinheiro para pagamentos de taxas. No caso das compras, é emitido um boleto que contém o código de barras de uma compra realizada pelo próprio estelionatário, e não a compra da vítima. Após o pagamento do boleto, geralmente o site é deletado.

ENVELOPE VAZIO: Por meio de sites comuns de vendas de objetos ou de veículos, o estelionatário inicia contatos com a vítima e apresenta uma proposta de compra. Após isso, o estelionatário vai até a cidade da vítima e pede para alguém depositar um envelope vazio ou contendo um cheque furtado, roubado ou sustado e de posse disso a vítima faz a transferência do veículo, sem verificar a compensação do título.

PHISHING (PESCA E FRAUDE ELETRÔNICA): Tentativas de adquirir dados pessoais (senhas, dados financeiros, etc.). o fraudador se passa por uma pessoa/empresa/ente público confiável e envia um e-mail/SMS contendo, geralmente, um link que dá acesso a uma página falsa ou para instalação de um malware.

TESTE DA MÁQUINA DE CARTÃO OU RECARGA: A vítima recebe uma ligação de alguém se passando por funcionário da empresa responsável pelas máquinas. Tal pessoa informa a necessidade de fazer uma atualização do aparelho. Com códigos passados pelo estelionatário, o atendente habilita a máquina para recargas de celular. Após isso, diz que irá fazer uns testes e que irá resetar o aparelho. Os testes são, na verdade, recargas para vários celulares.

FALSO COMPRADOR EM SITES DE ANÚNCIO OU REDES SOCIAIS: O estelionatário busca nos principais sites de anúncios ou nas redes sociais objetos de seu interesse e inicia contato com a vítima se mostrando muito interessado no produto. As negociações ocorrem em aplicativos de mensagens e nunca de forma pessoal, com o estelionatário se passando por outra pessoa (geralmente uma vítima anterior que forneceu fotos de seus dados bancários e identidade). Fechada a negociação, ele envia uma TED (depósito bancário) falsificada para a vítima ou um comprovante de depósito efetuado em caixa eletrônico (envelope vazio). Imediatamente informa que um parente ou amigo irá buscar o objeto, sendo que na verdade se trata de um freteiro contratado pelo estelionatário e que não sabe da armação. A característica deste fato é a velocidade entre o pagamento e a busca do objeto, além da pressão imposta para que a vítima entregue o objeto rapidamente. Nos casos em que a vítima descobre o golpe, o estelionatário começa a efetuar ameaças para que a vítima encaminhe o objeto.

•DICA: Jamais forneça fotos de seus documentos ou cartões bancários, para que o suposto comprador efetue o pagamento, pois isso será utilizado pelo suspeito no golpe com a próxima vítima. Desconfie se toda a negociação ocorrer pelo aplicativo e o estelionatário não quiser ver o produto antes de comprar. Confira a TED ou o comprovante de depósito em sua agência bancária e não entregue o objeto antes do desbloqueio dos valores e de receber definitivamente o dinheiro.

ENVIO DE NUDES: O estelionatário se passa por uma formosa mulher nas redes sociais e envia um vídeo ou fotos de “nudes”, solicitando que a vítima também faça isso. De posse das fotos e vídeos das vítimas, os criminosos informam que vão enviar os materiais aos amigos e parentes das vítimas, solicitando quantias em dinheiro para não fazer a divulgação.

HISTÓRIA DE AMOR: O estelionatário se passa por um militar de alguma força estrangeira, ganhando a confiança e a admiração da vítima com o passar do tempo. As conversações ocorrem geralmente por aplicativos de mensagens de redes sociais. De posse da confiança da vítima, solicita dinheiro para efetuar a viagem ao Brasil e conhecer a mesma pessoalmente.

CLONAGEM DE WHATSAPP: Essa modalidade de fraude ocorre geralmente após a vítima efetuar um anúncio em sites de venda, no qual é publicado o celular da vítima. O estelionatário se passa por um atendente do site e alegando questões de segurança, solicita que a vítima informe o código que será enviado por SMS. Ocorre que o código informado pertence ao aplicativo WhatsApp e de posse dele, o estelionatário consegue habilitar o celular com os dados e informações da vítima, passando a solicitar valores aos contatos salvos.

•DICA: Leia com atenção os SMS recebido e habilite em seu celular a verificação em duas etapas. Entre no aplicativo e siga os itens da seguinte forma: WhatsApp > Item > Configurações > Conta > Confirmação em Duas Etapas.

ORIENTAÇÃO
• Nunca passe qualquer dado pessoal por telefone;
• No golpe do falso sequestro, não diga o nome de seu parente ou familiar;
• Não ligue para o número do SMS premiado e desconfie de ligações recebidas em modo restrito ou de outras áreas;
• Caso supostos parentes lhe peçam dinheiro, ligue para o número correto dos membros para confirmar;
• Consulte páginas específicas ou o Procon para encontrar sites confiáveis de compras online.

Esteja atento às dicas desta cartilha. Caso algum golpe se assemelhe, procure pelas autoridades responsáveis. Você também pode repassar este material para que mais pessoas tenham acesso e se mantenham informadas sobre os crimes de estelionato e extorsão.

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Fonte: 9º BPM

 

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Redação Misturebas

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