Adutora rompeu na terça feira (13) e mar avançou até ponto de captação, mas serão instalados pontos de abastecimento gratuito de água mineral para próxima semana
Após o rompimento de uma adutora, a água fornecida aos moradores de Itajaí tem chegado salgada à população. O Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semana) afirmou que não será feita a cobrança do consumo até o abastecimento voltar ao normal. A adutora se rompeu na terça (13).
Caixas d’água estão sendo adaptadas com torneiras e caixas de escolas vão ser usadas para distribuição de água mineral de graça para a população a partir deste sábado (17).
A adutora rompeu perto da barragem do Rio Itajaí-Mirim. Uma cratera se abriu e a água do mar avançou até o ponto de captação. Apesar de a adutora ter sido consertada, a água fornecida pelo Semasa está chegando às casas salgada e com cheiro forte.
LEIA TAMBÉM: Jovem de 18 anos morre após colisão de moto em Itapoá
A empresa informou que está ressarcindo os consumidores que tiveram danos causados em chuveiros e resistências. Para isso, a pessoa prejudicada deve apresentar uma foto ou o produto danificado pela salinidade, além da nota fiscal do novo aparelho, ao setor de atendimento do Semasa. O morador receberá o ressarcimento na fatura de água.
Hospitais, o Complexo Penitenciário e outras instituições públicas estão sendo abastecidas com caminhões-pipa, conforme o Semasa.
O município vizinho de Navegantes também está com o problema de água salgada. Porém, a responsável pelo abastecimento na cidade é a Secretaria de Saneamento Básico, que aguarda um parecer jurídico para se manifestar sobre a situação.
Fonte: G1 Sc
Sugestão de pauta