Participe do grupo Misturebas no WhatsApp

Céu de Florianópolis muda de cor em dia de calor histórico

Céu de Florianópolis muda de cor em dia de calor histórico
Foto: Reprodução/ Twitter/ ND

O que pode ter ocasionado o fenômeno? Entenda oque houve

O forte calor não foi a única coisa que chamou atenção na sexta-feira (2). Os moradores da Grande Florianópolis perceberam o sol refletindo de uma forma mais “alaranjada”, com o céu encoberto por nuvens, desde o início do dia. Mas o que pode ter ocasionado o fenômeno?

Segundo o meteorologista Piter Scheuer, esse fenômeno é exatamente por conta das queimadas que acontecem no Centro-Oeste do Brasil, Argentina, Paraguai e Amazonas.

Continua depois da publicidade

Misturebas - A informação ao seu alcance!

“Essa tonalidade mais alaranjada é por conta das fumaças que estão próximas da camada limite, em torno de 1,5 mil metros, faz com que o céu fique com esse aspecto mais esfumaçado. Além disso, o vento, que sopra de Noroeste, ajuda na chegada dessa fumaça”, explicou Piter Scheuer.

Fogo destrói 3,4 milhões de hectares do Pantanal

Os focos de incêndios que castigam há meses o Pantanal, na região Centro-Oeste, já destruíram 3,461 milhões de hectares. Segundo balanço que o governo do Mato Grosso do Sul divulgou na tarde de última quinta-feira (1º), só no estado o bioma já perdeu 1,408 milhão de hectares. Além disso, no Mato Grosso, as chamas consumiram outros 2,053 milhões de hectares.

Continua depois da publicidade

AGWP

Cada hectare corresponde, aproximadamente, às medidas de um campo de futebol oficial. Convertida, a área incinerada equivale a 34,6 mil quilômetros quadrados. Um território maior que Alagoas, com seus 27,8 mil km².

Recorde de focos de incêndios desde 1998

O número de focos de queimadas no Pantanal chegou a 8.109 em setembro e bateu o recorde edesde o início das medições do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Em nove meses, entre 1º de janeiro e 30 de setembro, foram registrados 18.259.

Para efeito de comparação, nos 12 meses de 2019 foram registrados 10.025 focos. O maior número já registrado em um ano foi em 2005: 12.536 focos em 12 meses.

 

Fonte: NDMAIS/ Com informações do R7
Compartilhe nas suas redes sociais


Redação Misturebas

Seja o repórter e nos envie fotos e dados!
WhatsApp Chat: http://abre.ai/grupomisturebas
Instagram: instagram.com/portalmisturebas
Telegram: https://t.me/misturebas

Portal Misturebas – A informação ao seu alcance | 13 anos ®️


Sugestão de pauta


Mais notícias
Atendimento