Os objetivos são encorajar, estimular e inspirar crianças a valorizar as brincadeiras na natureza com criatividade e autonomia
Ter a oportunidade de estudar a Educação Ambiental em meio a natureza com um ambiente repleto de atividades naturais é um privilégio e um presente, que os alunos da Educação Infantil vinculadas a Escola Municipal Prof Úrsula Kroeger e a Secretaria de Educação terão na volta as aulas.
O Projeto chamado de “Área Verde” desenvolvido pelos profissionais da escola em parceria com a Secretaria de Educação e Meio Ambiente encontra-se na UEI José Lino Kuhnen no Bairro João Paulo. Era um espaço sem utilização que guardava entulhos e sujeira. Ele passou por um processo de revitalização e se transformou em ferramenta para abordagem pedagógica de inúmeros temas da educação ambiental. Tem objetivo de buscar alternativas importantes sobre a educação ambiental na vida escolar das crianças, oportunizando a conscientização ambiental, e as Propostas Pedagógicas da Secretaria de Educação do município de Indaial. Foi inaugurado no dia 30 de junho.
A Diretora da Unidade, Marlize Slomp Cisneiro, explica que durante as brincadeiras nos espaços externos do educandário, a maioria das crianças demonstrava um interesse muito grande pelas coisas ligadas a natureza e ao meio ambiente. “Muitas delas ficavam espiando por entre os vãos do cercado que dava para a área verde atrás da unidade, corriam até as professoras e fantasiavam várias coisas como a existência de bruxas, e algumas relatavam que pareciam ter visto bichos na mata, o que nos deixava maravilhadas com tanta criatividade”, destaca Marlize. A Diretora enfatiza ainda que todos os lugares são lugares de aprender. cidades, florestas e quintais são territórios a serem investigados, com árvores, rios, clareiras, praças e praias. A natureza é um manancial de possibilidades para a formação estética, não só para crianças, como para todos os seres humanos.
“Percebendo o grande interesse por aquela área e sabendo que poderia ser um ambiente de grande aprendizado, surgiu a ideia da realização do Projeto Floresta Encantada, pois sentíamos que a vontade de explorar este espaço, rico em natureza e meios para ampliar ainda mais a capacidade das crianças, de imaginação, criatividade, preservação e muita diversão, crescia cada dia mais , mas nos deixando cheias de expectativas”, reitera Marlize Slomp Cisneiro .
Os objetivos do projeto são encorajar, estimular e inspirar crianças de todas as faixas etárias a valorizar as brincadeiras na natureza com criatividade e autonomia, motivando crianças e adultos a idealizar um futuro mais sustentável, promovendo assim o desenvolvimento de crianças e adultos, no que diz respeito a diversidade de plantas, cheiros, cores.
Confira os principais itens propostos para a execução do projeto:
- Construção de uma mini-tirolesa;
- Instalação de redes, balanços e cordas;
- Construção da Trilha encantada;
- A Construção desse sarau serve para propor vivências com o elemento fogo, visto que a Unidade não tem um espaço específico para isso (dá para assar batata, banana, etc., que está proposto em sua proposta curricular), para reunir a turma para conversas, para contação de histórias, etc. , utilização do fogo e as normas de segurança;
- Se possível adquirir um animal para que as crianças amadureçam a responsabilidade de cuidados;
- Desenvolvimento de Varais literários;
- Cultivo da horta e plantação de árvores frutíferas.
- Construção de abrigos, casinhas, cabanas feitas com panos e folhas caídas das árvores;
- Uso de ferramentas;
- Conhecer e aprender sobre a vida da fauna e da flora, o clima, a temporalidade e as propriedades físicas dos elementos naturais.
- Perceber transformações;
- Realização de atividades sensoriais
- Desenvolvimento de atividades artísticas: música, desenho, pintura, escultura e modelagem;
- Aprendizagem sobre artesanato tradicional das culturas das florestas e matas;
- Leitura, contação, narrativas, dramatização e construção de personagens imaginários;
- Propostas e desafios de movimentos corporais;
- Construção de uma composteira.
Para o Secretário de Educação Jairo Gebien este é um modelo que pode ser aplicado em outros espaços na cidade. “Uma oportunidade de gerar ainda mais criatividade nas crianças e despertar o interesse pela natureza. Assim as crianças aprendem e transmitem aos pais pequenos hábitos de preservação ambiental. Parabéns a todos que se dedicaram a realização deste projeto”, disse ele.
Fonte: Prefeitura de Indaial/Secom
Sugestão de pauta