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Educação de Indaial inaugura “Área Verde” – Uma nova visão para a educação ambiental

Educação de Indaial inaugura “Área Verde” - Uma nova visão para a educação ambiental
Fotos: PMI/Secom

Os objetivos são encorajar, estimular e inspirar crianças a valorizar as brincadeiras na natureza com criatividade e autonomia

Ter a oportunidade de estudar a Educação Ambiental em meio a natureza com um ambiente repleto de atividades naturais é um privilégio e um presente, que os alunos da Educação Infantil vinculadas a Escola Municipal Prof Úrsula Kroeger e a Secretaria de Educação terão na volta as aulas.

O Projeto chamado de “Área Verde” desenvolvido pelos profissionais da escola em parceria com a Secretaria de Educação e Meio Ambiente encontra-se na UEI José Lino Kuhnen no Bairro João Paulo. Era um espaço sem utilização que guardava entulhos e sujeira. Ele passou por um processo de revitalização e se transformou em ferramenta para abordagem pedagógica de inúmeros temas da educação ambiental. Tem objetivo de buscar alternativas importantes sobre a educação ambiental na vida escolar das crianças, oportunizando a conscientização ambiental, e as Propostas Pedagógicas da Secretaria de Educação do município de Indaial. Foi inaugurado no dia 30 de junho.

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A Diretora da Unidade, Marlize Slomp Cisneiro, explica que durante as brincadeiras nos espaços externos do educandário, a maioria das crianças demonstrava um interesse muito grande pelas coisas ligadas a natureza e ao meio ambiente. “Muitas delas ficavam espiando por entre os vãos do cercado que dava para a área verde atrás da unidade, corriam até as professoras e fantasiavam várias coisas como a existência de bruxas, e algumas relatavam que pareciam ter visto bichos na mata, o que nos deixava maravilhadas com tanta criatividade”, destaca Marlize. A Diretora enfatiza ainda que todos os lugares são lugares de aprender. cidades, florestas e quintais são territórios a serem investigados, com árvores, rios, clareiras, praças e praias. A natureza é um manancial de possibilidades para a formação estética, não só para crianças, como para todos os seres humanos.

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“Percebendo o grande interesse por aquela área e sabendo que poderia ser um ambiente de grande aprendizado, surgiu a ideia da realização do Projeto Floresta Encantada, pois sentíamos que a vontade de explorar este espaço, rico em natureza e meios para ampliar ainda mais a capacidade das crianças, de imaginação, criatividade, preservação e muita diversão, crescia cada dia mais , mas nos deixando cheias de expectativas”, reitera Marlize Slomp Cisneiro .

Os objetivos do projeto são encorajar, estimular e inspirar crianças de todas as faixas etárias a valorizar as brincadeiras na natureza com criatividade e autonomia, motivando crianças e adultos a idealizar um futuro mais sustentável, promovendo assim o desenvolvimento de crianças e adultos, no que diz respeito a diversidade de plantas, cheiros, cores.

Confira os principais itens propostos para a execução do projeto:

  •  Construção de uma mini-tirolesa;
  •  Instalação de redes, balanços e cordas;
  •  Construção da Trilha encantada;
  •  A Construção desse sarau serve para propor vivências com o elemento fogo, visto que a Unidade não tem um espaço específico para isso (dá para assar batata, banana, etc., que está proposto em sua proposta curricular), para reunir a turma para conversas, para contação de histórias, etc. , utilização do fogo e as normas de segurança;
  •  Se possível adquirir um animal para que as crianças amadureçam a responsabilidade de cuidados;
  •  Desenvolvimento de Varais literários;
  •  Cultivo da horta e plantação de árvores frutíferas.
  •  Construção de abrigos, casinhas, cabanas feitas com panos e folhas caídas das árvores;
  •  Uso de ferramentas;
  •  Conhecer e aprender sobre a vida da fauna e da flora, o clima, a temporalidade e as propriedades físicas dos elementos naturais.
  •  Perceber transformações;
  •  Realização de atividades sensoriais
  •  Desenvolvimento de atividades artísticas: música, desenho, pintura, escultura e modelagem;
  •  Aprendizagem sobre artesanato tradicional das culturas das florestas e matas;
  •  Leitura, contação, narrativas, dramatização e construção de personagens imaginários;
  •  Propostas e desafios de movimentos corporais;
  •  Construção de uma composteira.

Para o Secretário de Educação Jairo Gebien este é um modelo que pode ser aplicado em outros espaços na cidade. “Uma oportunidade de gerar ainda mais criatividade nas crianças e despertar o interesse pela natureza. Assim as crianças aprendem e transmitem aos pais pequenos hábitos de preservação ambiental. Parabéns a todos que se dedicaram a realização deste projeto”, disse ele.

 

Fonte: Prefeitura de Indaial/Secom
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Redação Misturebas

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