Cerca de 14 toneladas foram apreendidas nesta segunda-feira, 29 de junho
A Polícia Civil de Luiz Alves apreendeu 14 toneladas de fertilizantes de procedência ilícita em uma propriedade rural da cidade. A ação ocorreu nesta segunda-feira, 29 de junho, e faz parte de uma investigação complexa da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC), que busca desarticular um esquema criminoso interestadual de compra e venda de produtos roubados.
O material estava em um terreno que pertence a um vereador da cidade. Conforme o delegado Osnei de Oliveira, o parlamentar usaria o produto na plantação dele e revenderia a outra parte. Ele, inclusive, teria feito negócios com o ex-vereador que foi interrogado em abril por suspeita de crime semelhante. À época, as equipes apreenderam 22 toneladas de açúcar roubadas no Paraná e cerca de 8 toneladas de fertilizantes.
Oliveira explica que ainda não é possível afirmar o tamanho do esquema criminoso. As cargas são receptadas e vendidas a produtores. O delegado também não detalha a participação dos envolvidos no planejamento dos roubos. Por ora, sabe-se que as compras eram feitas há cerca de um ano e de vários fornecedores ilegais diferentes.
Além do prejuízo causado às vítimas dos roubos, a comercialização clandestina e o uso indiscriminado de fertilizantes inorgânicos, como os apreendidos nesta segunda, prejudicam a saúde e o meio ambiente, já que precisam de normas específicas para serem utilizados.
O vereador foi ouvido pela Polícia Civil e liberado. Ele deve responder por receptação, mas as investigações continuam e novos crimes podem ser descobertos. A quantidade de envolvidos no comércio ilegal e a origem dos produtos devem ser reveladas quando o inquérito for concluído, algo que ainda não tem prazo para ocorrer.
Fonte: NSC | Por Bianca Bertoli
Sugestão de pauta