Gato causou apagão que deixou 50 mil unidades consumidoras sem luz em três cidades de SC

Gato causou apagão que deixou 50 mil unidades consumidoras sem luz em três cidades de SC

Doze especialistas da Celesc trabalharam juntos para descobrir a causa do problema, sendo que com a escuridão, os técnicos não conseguiram perceber o animal.

A gerência regional da Celesc em Itajaí confirmou na manhã desta quarta-feira a causa do apagão que atingiu três cidades – Itajaí, Balneário Camboriú e Camboriú – e deixou quase 50 mil unidades consumidoras sem luz na terça-feira à noite. Um gato conseguiu entrar na subestação elétrica do Bairro Fazenda e provocou a pane no transformador.

Com a escuridão, os técnicos não conseguiram perceber o animal, que morreu devido à descarga elétrica. Doze especialistas da Celesc trabalharam juntos para descobrir a causa do problema – inclusive equipes de Florianópolis, que se deslocaram até Itajaí.

Continua depois da publicidade

Misturebas - A informação ao seu alcance!

Pedro Molleri, gerente regional da Celesc, diz que, como o gato estava em meio aos equipamentos, o transformador não religava quando acionado.

A companhia restabeleceu a energia por meio de manobras de rede, ao longo da noite. Mas em alguns locais, como a Praia Brava, em Itajaí, a luz só voltou à 1h30min de quarta-feira – mais de cinco horas após o apagão.

Continua depois da publicidade

Misturebas - Anúncio

Molleri disse que a subestação é bem isolada. Tem muro de 3 metros de altura, com arame circular e tela de proteção nas grades. Além disso, possui monitoramento por câmeras e alarme. Mesmo assim, o gato conseguiu entrar.

 

Fonte: NSC | Por Dagmara Spautz | Foto: Celesc
Compartilhe nas suas redes sociais


Sugestão de pauta

Deixe um comentário.


Receba as novidades no seu email


Mais notícias
Atendimento