O prazo para que municípios catarinenses respondam ao questionário sobre o cenário habitacional do Estado de Santa Catarina se encerra na sexta-feira, 5 de julho. O objetivo da ação é permitir que todas as prefeituras consigam contribuir diretamente com o diagnóstico do atual cenário habitacional que será executado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SDS).
Esse questionário foi encaminhado para todas as prefeituras para que os profissionais do setor de habitação encaminhem as respostas para a Diretoria de Habitação e Regularização Fundiária. Conforme informações da Gerente de Projetos Habitacionais da SDS, Cinthia Angeli, o município é o ente principal nesse processo. Ela explica que o objetivo é obter dados e informações sobre as particularidades de cada município, referentes às políticas habitacionais, especificamente o déficit habitacional, regularização fundiária, bem como a existência de corpo técnico, projetos habitacionais em andamento ou paralisados, levantamento de áreas capazes de absorver projetos de Habitação de Interesse Social e demais boas práticas desenvolvidas pelos municípios. “Precisamos que este trabalho seja executado pelo setor responsável pela habitação de cada município. Cada município deve responder uma única vez o questionário eletrônico”, explica a gerente.
De acordo com a secretária de Estado do Desenvolvimento Social, Maria Elisa De Caro, a proposta é de que com as informações recebidas, integradas às informações do Cadastro Único (CadÚnico) e demais bases de dados, com utilização de ferramenta de Gestão Business Intelligence (BI) implantada na SDS, seja possível a elaboração de diagnósticos e planos de ações efetivas nos municípios que possuem demandas na área habitacional.
Em caso de dúvida os municípios devem entrar em contato com o setor de habitação por meio do e-mail: habitacao@sst.sc.gov.br ou do telefone (48) 3664 0731.
Fonte: Governo de SC
Sugestão de pauta