Os motoristas que circulam pelo centro de Florianópolis já notaram a diferença. O trânsito travado de alguns meses atrás deu lugar a um tráfego mais contínuo. Na Avenida Mauro Ramos, por exemplo, um veículo percorre toda a extensão da via em pouco mais de três minutos, mesmo em horário de pico.
A mudança positiva é consequência da entrada em funcionamento das sinaleiras inteligentes instaladas nos principais cruzamentos da cidade, adquiridas pela Prefeitura de Florianópolis em 2018.
O sistema foi instalado em 30 cruzamentos do centro da cidade. Esse sistema é composto por câmeras que conseguem sinalizar qualquer alteração no trânsito e possuem também central de operação que comunica em tempo real possíveis imprevistos, falta de energia e diversas informações que são importantes para o perfeito funcionamento do sistema.
Segundo o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana Michel Mittmann, após ajustes o sistema de tempo real é realidade em Florianópolis. “São diversas ações que contribuem para a melhoria da mobilidade urbana e agora o cidadão já consegue perceber nitidamente essa evolução”, destaca o secretário.
O comerciante Antenor Coelho também percebeu a evolução. De acordo com ele, o trajeto que antes levava uma hora agora é possível percorrer em 20 minutos. “A tecnologia está aí para nos ajudar e é bom perceber que o poder público também faz uso delas para beneficiar a população”, comemora o comerciante.
Fonte: OCP | Por Ewaldo Willerding Neto | Foto PMF
Sugestão de pauta