Na terça-feira, 2 de abril, foi celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Em alusão à data, servidores de várias secretarias municipais vieram vestidos com uma camisa azul, cor símbolo da campanha.
As escolas municipais de Indaial também realizaram atividades internas de sensibilização sobre as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A EBM Profª Anna Alves Dias preparou um mural de conscientização. Os funcionários da escola também se mobilizaram usando camisetas azuis com lacinhos alusivos à data. Além disso, vídeos foram passados aos alunos e profissionais com apoio da professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Já o Colégio Municipal de Indaial mobilizou-se no sentido de homenagear as crianças autistas, produzindo murais explicativos e de forma poética com os reais sentimentos de uma criança com TEA, já que a escola atende vários alunos autistas.
Também com o objetivo de instruir tal público, investiu-se em adesivos orientativos que dão suporte necessário à dinâmica do dia a dia para os educandos com especificidades, sobretudo fomentando a consciência inclusiva a todos os alunos do Colégio.
Os adesivos mostram sequências de atividades rotineiras que promovem autonomia das crianças com autismo, às quais estão expressas nas paredes do Colégio e facilitam a organização mental e o bom comportamento de todos.
Na EBM Professor Mario Bonessi há três professoras especializadas em Educação Especial, que, juntamente com as orientadoras pedagógicas, planejaram e ministraram uma série de palestras a todas as dezoito turmas (do 1º ao 9º ano do ensino fundamental).
Há várias crianças autistas que convivem diariamente com os estudantes, inseridos nas turmas regulares.
Também foram elaborados murais com as crianças, colhidos depoimentos sobre o tema antes e depois das palestras, apresentado um filme que deixou os alunos emocionados e dinâmica em que cada estudante teve que espiar dentro de uma caixa para descobrir quem é o responsável pela inclusão dos autistas (dentro da caixa tinha um espelho).
De acordo com a diretora, Rubia Waldirene Speck Loes, os autistas se sentem valorizados.
“É importante que as pessoas que convivem com eles entendam, por exemplo, que para eles o simples barulho do ar-condicionado parece ser potencializado em forma de ruído aos ouvidos deles. Também para os autistas é fundamental estabelecer rotinas de modo que eles possam prever e preparar antecipadamente o que vai acontecer naquele dia”, comenta.
A EBM Juvenal Carvalho preparou uma palestra com uma psicóloga para todos os alunos. Em simbolismo à data, profissionais da EB Profª Úrsula Kroeger e da Escola Mulde Baixa vieram vestidos com camisa na cor azul no dia 2.
A EBM Profª Ana Lúcia Hiendlmayer preparou um mural, os alunos assistiram a um vídeo sobre o tema e professores vieram para a escola no dia 2 de camiseta azul.
A EBM Professora Maria da Graça dos Santos Salai realizou um movimento envolvendo os alunos e professores do 1º ao 5º ano. O evento aconteceu na biblioteca com exposição de vídeos sobre a temática e roda de conversa com as turmas.
“Com esse movimento, visamos a conscientização, o conhecimento e o respeito aos autistas. Quando trabalhamos esses princípios desde os anos iniciais cria-se a postura do respeito pelas diferenças”, afirma a professora Simone Maria de Azevedo, responsável por esse movimento na escola desde 2017.
Os alunos da EBM Tancredo de Almeida Neves assistiram um vídeo sobre o tema e participaram de roda de conversa.
Na EBM Arapongas, a professora Jessica Bastos e o professor Jorge Luiz Pfiffer abriram para os alunos uma roda de conversa sobre o assunto, explicando o significado dos símbolos da campanha para todos refletirem quanto à inclusão e à necessidade de se conhecer. Os alunos tiraram suas dúvidas, pois têm um colega autista que gostam muito.
Fonte: Imprensa de Indaial | Mais fotos em: https://indaial.atende.net/#!/tipo/noticia/valor/780
Sugestão de pauta