No dia 01 de fevereiro, foi definido através do Comando do CBMSC as equipes que comporão o resgate a ser efetuado na cidade de Brumadinho – MG. Entre estas equipes, está a Força Tarefa 05 (FT-05) do 5º Batalhão com sede em Lages.
Inicialmente, compondo a segunda equipe, se deslocará no dia 05 de fevereiro, o binômio (dupla homem e cão) do 5º BBM o Sd Rangel e o Cão Barney. Posteriormente, na terceira semana de atuação do CBMSC, a FT 05 incorporará a equipe enviando 4 bombeiros militares – sendo três praças e um oficial – este para exercer a função de comando da FT, juntamente com outro Batalhão que enviará mais 4 bombeiros militares, uma vez que, pelo padrão CBMSC, uma equipe de Força Tarefa é composta por 8 bombeiros militares.
Cabe ressaltar que o CBMSC possui em seu quadro de efetivo militares que são referências na execução e gerenciamento de ocorrências desta natureza, ou seja, atuar em áreas deslizadas, devido a alta incidência de intempéries que acometem Santa Catarina.
Inicialmente, o planejamento para saída da FT-05 está prevista para o dia 12 de fevereiro e retornará no dia 20, permanecendo por 8 dias em solo mineiro. Segundo o Comandante da FT-05, o Capitão BM Ivonilso VARELA Duarte, os Bombeiros Militares de Santa Catarina mantém-se em alto nível de treinamento, estando sempre prontos para atuar nos pior cenários de busca, salvamento e resgate. Não há glória nenhuma em atuar em um resgate que poderia ter sido evitado, mas com certeza prestarão o melhor serviço à comunidade mineira, assim como é ofertado a comunidade catarinense.
Fonte e foto: CBMSC
Sugestão de pauta