Uma mancha escura surgiu na areia e no mar da Praia Central, em Balneário Camboriú, Litoral Norte catarinense. A presença das algas e organismos conhecidos como briozoários foi registrada no amanhecer de sábado e domingo, 2 e 3 de fevereiro.
O material chamou a atenção dos banhistas que circulavam pela praia. Nos dois dias, a prefeitura fez a limpeza da areia e o restante, que estava no mar, dissipou no decorrer dos dias.
Segundo a Secretaria do Meio Ambiente da cidade, a presença das algas e briozoários não são nocivos à saúde dos banhistas, embora tenha um cheiro forte.
Na praia, que é um dos principais pontos turísticos do Estado, já foram registradas outras ocorrências semelhantes, tanto no verão quanto no inverno. De acordo com os técnicos da pasta, o aparecimento deste material na praia pode estar relacionado à poluição, pois tanto as algas quanto os micro-organismos se alimentam de sedimentos da água.
A prefeitura, há um ano, contratou um serviço para tentar identificar a origem dos organismos, mas ainda não tem a conclusão dos levantamentos. A administração informou que pretende fazer novos estudos sobre o caso.
Fonte: G1 | Foto: Reprodução
Sugestão de pauta