Um temporal atingiu a região Sul de Santa Catarina na tarde de terça-feira, 15 de janeiro. As fortes chuvas e ventos provocaram alagamentos, destelhamentos e falta de energia elétrica. Em Criciúma, parte da área central do município ficou alagada.
De acordo com a Secretária de Obras, Kátia Smielevéski, as regiões que tiveram maiores pontos de alagamentos nesta região foram Comerciário, Santa Bárbara, Parte do São Luiz e região dos hospitais. Devido ao grande volume de chuva, não houve vazão suficiente e as ruas ficaram cheias.
O temporal aconteceu por volta das 17h15min e às 19h45min a situação já estava normalizando, segundo o coordenador regional da Defesa Civil em Criciúma, Rosinei da Silveira.
Ele conta que em Içara, como houve fortes ventos, também foram registrados destelhamentos de residências, mas ainda não há o balanço final. Informações da Defesa Civil apontam que duas famílias do município estão desalojadas, somando 12 pessoas.
No Planalto Sul, moradores do município de Monte Carlo também foram atingidos pelo temporal. O vendaval resultou no rompimento de uma galeria da rede de água, que inundou duas casas próximas ao local. Um veículo também foi atingido pela água.
Em Içara, 12 pessoas ficaram desalojadas, entre elas seis crianças, após o temporal. Em torno de 30 casas, um centro comunitário e uma funilaria foram atingidas. Uma rua da zona rural do município ficou interditada duas horas por conta de uma grande quantidade de água que ficou sobre a via.
Cerca de 14 mil unidades consumidoras ficaram sem luz no município durante uma hora em razão de descargas elétricas.
Mais de 27 mil residências e comércios sem luz
Por volta das 20h, o monitoramento em tempo real da Celesc mostrava 27,2 mil unidades consumidoras sem luz na região de Criciúma. Balneário Arroio do Silva estava sem energia elétrica em 12,9 mil unidades, Criciúma em 7,4 mil e Araranguá em 6,6 mil.
Previsão para quarta e quinta-feira em SC
Para quarta e quinta-feira, segundo a Epagri/Ciram, estão previstos temporais, descargas elétricas e rajadas de vento acima de 60 km/h em todas as regiões do Estado. Também pode ter queda de granizo.
Fonte: nsc | Foto: Decio Batista
Sugestão de pauta