O prefeito Mário Hildebrandt (PSB) visitou na manhã desta segunda-feira, 14 de janeiro, o prédio do Museu de Hábitos e Costumes, no Centro Histórico de Blumenau. Acompanhado do presidente da Fundação Cultural de Blumenau, Rodrigo Ramos, e da diretora de Patrimônio Histórico e Museulógico de Blumenau, Sueli Petry, o prefeito falou sobre os danos provocados ao prédio do museu por causa do problema de infiltração no imóvel que fica ao lado, o casarão azul da entrada da Rua XV de Novembro. Nas últimas semanas, uma decisão liminar determinou que o proprietário do casarão faça obras de reparos no telhado para consertar os estragos provocados ao prédio do museu.
Em visita a um dos arquivos do museu, é possível ver uma parede que faz limite com o casarão danificada por infiltração. No piso, já é possível sentir uma inclinação nos metros mais próximos à parede e um princípio de fragilidade no assoalho.
Agora, a prefeitura aguarda que os proprietários cumpram a decisão liminar para fazer reparos no telhado para evitarem os problemas de infiltração.
Vestidos de noiva que faziam parte de uma exposição já chegaram a ser retirados por precaução.
– Esperamos agora que essas obras possam dar proteção aos prédios vizinhos e garantir o mínimo de segurança. Se não, teríamos que retirar o acervo e levá-lo a um local seguro, e assim as peças não ficariam expostas ao público – apontou o prefeito, citando como riscos ao prédio não só os danos à parede como também um eventual risco de incêndio.
Fonte: nsc/Por Jean Laurindo | Foto: Léo Laps
Sugestão de pauta