Uma ocorrência que teve um final feliz para uma família da cidade de Dona Emma, foi registrado pelos Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio, por volta das 22h50 de terça-feira, 9 de janeiro, na rua Bertoldo Petri no centro da cidade.
Segundo Willian, operador da Central de Emergência da Corporação, ao atender o telefone deu para ouvir uma feminina desesperada, relatando que seu filho recém-nascido de 19 dias acabou se afogando e não respirava, após ser alimentado com leite materno. Imediatamente foi acionado uma viatura que iniciou o deslocando até o município de Dona Emma, enquanto isso via telefone eram repassadas orientações para a mãe do bebê, sobre as técnicas para desobstrução das vias aéreas (vias respiratórias).
“Foi a primeira vez que eu atendi na central de operações, um caso assim, mantive a serenidade e repassei todas as orientações para a mãe da criança. Tive antes que acalmar a mãe do bebê para assim realizar os procedimentos e obter êxito”, disse Willian.
Ainda segundo Willian, o Comandante Amarildo que também estava na central de operações, auxiliou a todo momento para que a ocorrência pudesse evoluir positivamente.
A viatura com equipe de socorristas levou 10 minutos até o local da ocorrência e em todo este tempo, o operador ficou com a mãe no telefone para realizar os procedimentos e orientações.
“Quando eu ouvi o bebê chorar no telefone, foi um alívio, pois aí eu sabia que havia conseguido transmitir corretamente toda orientação e a mãe ter executado tudo certinho, é muito gratificante que a intervenção via telefone foi fundamental nesta ocorrência”, destaca Willian.
O bebê foi conduzido pelos Bombeiros Voluntários juntamente de sua mãe até o Hospital Maria Auxiliadora para avaliação da equipe médica, mas passa bem.
Texto e Arte: Alex de Lima – Assessor de Comunicação Social BVPG
Sugestão de pauta