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Bombeiros receberam 3,6 mil trotes no ano passado em Blumenau

Bombeiros receberam 3,6 mil trotes no ano passado em Blumenau

Entre a rotina de atendimentos feitos diariamente pela central de atendimento do Corpo de Bombeiros, uma ligação, normalmente de um telefone público, solicita o serviço da corporação. Depois de informações sem nexo que podem confundir os socorristas ou mesmo umas breves risadas de crianças, o telefone é desligado.

Enquanto isso, em outro ponto da cidade, alguém que era vítima de um acidente ou passava por uma situação que exige socorro rápido da corporação pode não ter conseguido a ligação no tempo necessário, o que às vezes pode ser decisivo em uma definição de vida ou morte.

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Esse é o principal problema que envolve os trotes recebidos pela central de atendimento dos bombeiros, segundo os próprios membros da corporação. E engana-se quem pensa que em tempos de redes sociais e era da informação o problema é menos comum. Em 2018, o Corpo de Bombeiros de Blumenau recebeu 3,6 mil ligações classificadas pela corporação como trotes.

O número é levemente superior aos 3,3 mil registrados em todo o ano passado. Percentualmente, corresponde a 8% do total de ligações recebidas pelos bombeiros, que ao fim de 2018 foi de 45,9 mil.

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Embora a proporção de trotes em comparação ao total de atendimentos seja menor do que o registrado em 2016 e 2017, a incidência ainda atrapalha o dia a dia da corporação e significa pouco mais de uma a cada 12 ligações recebidas pelos socorristas no último ano. Se dividido pelo número de dias, o número corresponde a 10 trotes por dia.

Segundo o tenente Rodolfo Silveira Rodrigues, a maioria dos trotes recebidos parte de crianças, que usam telefones públicos. Ele explica que o principal transtorno é direcionar uma linha e um atendente que poderiam estar disponíveis para um caso urgente a fim de atender um trote.

Na maioria dos casos, os atendentes já pedem informações exatas da suposta ocorrência e, durante a ligação conseguem identificar quando se trata de um comunicado falso. No entanto, em casos mais específicos, até mesmo viaturas podem ser empenhadas para ocorrências que, na verdade, não existem.

Há todo um desgaste de estar gerenciando ocorrências, às vezes você está com uma equipe em um local precisando de apoio e acaba tendo que direcionar esforços para atender esse chamado, que não é verdadeiro – pondera Rodrigues.

Trotes podem ser punidos com termo circunstanciado

Os trotes a instituições de segurança pode causar um termo circunstanciado caso o responsável seja identificado, mas não há registro de caso recente segundo relatado pelos bombeiros e a Polícia Civil. Além dos bombeiros, a Polícia Militar também sofre com as falsas comunicações de ocorrências.

Um projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional tenta criar punições como multas, suspensão e cancelamento de serviço telefônico para quem cometer trotes contra serviços públicos. A proposta, no entanto, segue parada nas comissões.

Para resolver de vez o problema, o tenente Rodrigues explica que a saída é mesmo a conscientização de todos.

É importante que as pessoas tenham em mente que esse tipo de atitude pode atrasar ou atrapalhar um atendimento de um caso de emergência. Quem já precisou sabe a importância desse atendimento ser feito com a maior rapidez possível – alerta Rodrigues.

 

Fonte: nsc/Por Jean Laurindo | Foto: Leo Laps
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Redação Misturebas

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