A Operação Veraneio 2018/19 encerrou na segunda-feira, dia 11 de março, com bons resultados para Santa Catarina.
Os números apresentaram uma redução de 43% no número de homicídios, 32% nos roubos e 21% nos furtos.
Além disso, as ações preventivas do Corpo de Bombeiros Militar saltaram 22%, passando de 4,1 milhões no ano passado para pouco mais de 5 milhões neste verão.
Os dados foram apresentados pela cúpula da Segurança Pública durante coletiva de imprensa, em Florianópolis.
O comandante-geral da Polícia Militar e atual secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Araújo Gomes atribuiu a melhora dos índices ao aumento da integração das corporações:
“Quando falamos dos homicídios, foram 62 a menos do que na Operação Veraneio do ano passado. Tivemos também aproximadamente 600 roubos e quase 3 mil furtos a menos. Isso demonstra que os esforços foram bem-sucedidos e resultados positivos foram alcançados para tornar o turismo de Santa Catarina atrativo.”
O coronel Edupércio Pratts, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, destacou principalmente o aumento das ações preventivas, de 22%, que levaram a uma queda de 25% nos resgates a banhistas (de 2,8 mil para 2,1 mil):
“Isso faz com que a necessidade de intervenção diminua. São ações do guarda-vidas de orientação, de atuação antes das ocorrências. A prevenção teve que ser trabalhada fortemente também porque tivemos um verão ensolarado, com grande afluxo de turistas.”
Pelo segundo ano consecutivo, os policiais da província de Misiones, na Argentina, participaram da operação catarinense.
Mesmo com presença reduzida por conta da crise financeira que atinge o país vizinho, os policiais auxiliaram no atendimento aos turistas estrangeiros.
Fonte: Jornal de Blumenau | Foto: Polícia Militar
Sugestão de pauta