Devido às chuvas intensas e temperaturas elevadas, o verão é o período em que o mosquito Aedes Aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya, mais se prolifera. Por isso, o setor do Programa de Combate à Dengue de Indaial orienta a população a ficar atenta quanto aos cuidados que devem ser tomados em seus imóveis.
Em 2019, apenas em janeiro, já são quatro focos positivos do mosquito encontrados nos bairros: Mulde (1), Tapajós (1), Estados (1) e Encano do Norte (1). O setor de PCD explica que após a confirmação de um novo foco os agentes de endemias realizam vistorias em todos os imóveis em um raio de 300 metros, a fim de detectar e eliminar possíveis criadouros do mosquito. Após dois meses todos os imóveis são vistoriados novamente. Neste ano já foram visitados aproximadamente 1.800 imóveis devido aos focos positivos encontrados.
Cabe ressaltar que em 2018 houve a confirmação de doze focos positivos do mosquito nos bairros: Centro (1), Encano do Norte (1), Encano Baixo (1), Mulde (4), Nações (1) e Benedito (4).
O PCD vistoria semanalmente 450 armadilhas instaladas em empresas e residências, com a intenção de monitorar a circulação e proliferação do mosquito em Indaial. A cada 14 dias também são vistoriados 127 pontos estratégicos compostos por ferros-velhos, cemitérios, borracharias, materiais de construção, floriculturas, empresas de reciclagem, entre outros locais que oferecem depósitos de acúmulo da água da chuva. No ano de 2018 foram realizadas aproximadamente 20.000 vistorias em armadilhas e pontos estratégicos. Em 2019 já são 1.500 visitas.
É muito importante que a população deixe os agentes de endemias entrarem em suas casas para fazer a vistoria do imóvel e repassar todas as orientações necessárias.
Confira as dicas do PCD para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti:
- – Evitar o uso de pratos nos vasos de plantas; se usar, colocar areia até a borda
- – Guardar garrafas com o gargalo virado para baixo;
- – Manter as lixeiras tampadas;
- – Deixar os tanques utilizados para armazenar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
- – Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água;
- – Tratar a água da piscina com cloro; limpar o local uma vez por semana;
- – Manter ralos fechados e desentupidos;
- – Lavar com escova os potes de comida e de água dos animais, no mínimo uma vez por semana;
- – Retirar a água acumulada em lajes;
- – Dar descarga, no mínimo uma vez por semana, em vasos sanitários pouco usados e manter a tampa sempre fechada;
- – Evitar acumular entulho, pois podem se tornar criadouros do mosquito;
- – Manter as calhas limpas e desentupidas;
- – Evitar o acumulo de água dentro de pneus, mantendo-os em local coberto e furados;
Para fazer o descarte de pneus inservíveis, os munícipes devem entrar em contato com o PCD por meio do telefone 3317-2119.
No caso de denúncias elas podem ser efetuadas para a Ouvidoria Municipal no telefone 3317-8849.
Fonte: Imprensa de Indaial
Sugestão de pauta