Florianópolis recebe neste fim de semana os melhores skatistas brasileiros para a primeira das quatro etapas do STU Qualifying Series, competição de skate que forma o ranking nacional. A pista na Costeira do Pirajubaé terá os integrantes da seleção brasileira da modalidade e postulantes a ela na disputa da modalidade park de sexta-feira até domingo. Entre eles, os representantes locais despontam como favoritos.
– Floripa é onde renovo minhas energias. Aqui é onde vivi minha vida toda. Gosto muito por ser ilha, ter o mar ao redor, tem o ar daqui, as pistas, a galera. Sempre que venho sou bem-vinda. Aqui tem uma energia que é da hora. A galera daqui acompanha muito o skate, prestigia. Certamente vai estar lotado – espera Yndiara Asp, uma das estrelas brasileiras entre as mulheres.
Com ela competirá outra local, Isadora Pacheco, de apenas 13 anos. Entre os homens o favorito é Pedro Barros. O florianopolitano de 23 anos tem seis títulos de X-Games e é considerado o sucessor de Bob Burnquist e Sandro Dias no skate nacional. Além deles, estarão em ação na pista da Costeira: Pedro Quintas, Luizinho Francisco, Héricles Fagundes, Murilo Peres, Letícia Gonçalves, Victoria Bassi e Dora Varella.
A disputa começa para valer nesta sexta-feira, com as semifinais do feminino a partir das 11h30min e as eliminatórias masculinas às 13h50min, em baterias de três voltas, com até 45 segundos por atleta, valendo a melhor volta. Já nas fases semifinal e final, homens e mulheres disputarão em baterias de quatro voltas, de até 45 segundos, com o mesmo critério da etapa anterior.
A semifinal masculina e a final feminina serão no sábado, às 12h25min e 15h25min, respectivamente, com transmissão ao vivo pelo SporTV. A decisão masculina será no domingo, com início às 10h, também ao vivo no Esporte Espetacular, da TV Globo.
A etapa do STU Qualyfing Series em Santa Catarina também marca a reinauguração do skatepark da Costeira. O local foi reformado recentemente pela plataforma esportiva de um banco privado, que tem Bob Burnquist como embaixador. O projeto em Florianópolis foi comandando pelo skatista local Leo Kakinho, respeitado no cenário global.
– Estou animada, ainda mais com a reforma da pista, com novos obstáculos. Dá para fazer novas linhas, explorar mais a criatividade. A pista ficou legal e será um prazer receber todo mundo em Floripa – disse Yndi.
Programação
- Sexta-feira
- 11h30min às 13h50min – semifinal feminino (4 baterias)
- 13h50min às 17h10min – eliminatórias masculino (4 baterias)
- Sábado
- 12h55min às 15h55min – semifinal masculino (4 baterias)
- 15h55min às 16h50min – final feminino
- Domingo
- 10h às 11h10min – final masculino
- 11h15min às 12h15min – premiação (todas as modalidades)
Fonte: nsc | Foto: Júlio Detefon
Sugestão de pauta