A Secretaria de Estado da Educação (SED) abre o segundo período de matrículas nas escolas estaduais catarinenses para o Ensino Fundamental, Médio, Profissionalizante e Centro de Educação de Jovens e Adultos (Cejas) entre os dias 4 e 7 de fevereiro. No primeiro período foram registrados 371.914 novos alunos e a expectativa é registrar mais 150 mil nesta segunda etapa.
Os interessados devem fazer a matrícula diretamente na escola desejada com certidão de nascimento; carteira de identidade; atestado de frequência com indicação da etapa/ano em 2018 ou histórico escolar; comprovante de residência atualizado (até três meses anteriores a matrícula); uma foto 3×4; carteira de vacinação, para os estudantes do Ensino Fundamental e fotocópia do CPF dos pais ou responsáveis.
Nas escolas da Grande Florianópolis, com exceção do Instituto Estadual de Educação e EEB Jacó Anderle, deverá ser realizada a pré-matrícula online pelo site entre 4 e 7 de fevereiro. Depois disso, é necessário entregar a documentação até 11 de fevereiro. Quem não tiver acesso à internet poderá usar os laboratórios de informática da própria escola.
Para ingresso no Ensino Fundamental Regular, a criança deverá ter completado seis anos de idade até o próximo 31 de março, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e Portaria do MEC nº 1.035/2018. No Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA) é necessário ter 15 anos completos e 18 para o ensino médio.
O Ensino Médio conta com as modalidades Regular e com jornada ampliada, sendo: Integral em Tempo Integral (EMITI), Inovador (EMI) e Integrado Educação Profissional (EMIEP). Com a proposta de fomentar o protagonismo juvenil, potencializando a capacidade dos estudantes para realizarem escolhas melhores fundamentadas, o EMITI é ofertado em 32 escolas da rede estadual.
O Ensino Médio Inovador (EMI) é ofertado em 115 escolas e tem como objetivo oportunizar ao jovem a ampliação do tempo escolar com a inserção de atividades que tornem o currículo mais integrado e dinâmico, com conteúdos curriculares organizados a partir de um planejamento interdisciplinar. As atividades envolvem dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura.
Educação Profissional
A rede estadual também está com matrículas abertas no Ensino Profissionalizante, tanto para quem ainda está no Ensino Médio, como para quem já concluiu. As oportunidades são por meio do Ensino Médio Integrado Educação Profissional (EMIEP) e pelos 18 Centros de Educação Profissional (Cedups).
Entre as duas modalidades são ofertados 34 diferentes cursos profissionalizantes em: administração; contabilidade; eletrotécnica; enfermagem; segurança do trabalho; agropecuária; estética; estradas; manutenção e suporte em informática; massoterapia; transações imobiliárias; vestuário; análises clínicas; edificações; informática; química; saneamento (EMIEP); mecânica; eletrônica; logística; qualidade; marketing; saúde bucal; eletromecânica; vendas; recursos humanos; fabricação Mecânica; automação industrial; meio ambiente; agente comunitário de saúde; cozinha; biotecnologia; alimentos; dança.
Fonte: nsc | Foto: Félix Zucco
Sugestão de pauta