Desde o início da semana, quatro casos de tentativa de extorsão via ligação telefônica foram registrados pela Polícia Civil de Pomerode. De acordo com o delegado Antonio Lucio Antunes Godoi, o modo de agir dos criminosos é sempre semelhante: as ligações geralmente são feitas de celular para celular (mas há casos envolvendo fixos também), a pessoa do outro lado da linha relata uma situação de emergência, como um sequestro ou situação vulnerável de um familiar (alguém que teve problemas com o carro e precisa de ajuda e assim por diante), e solicita um depósito bancário.
De acordo com Godoi, o que chama atenção é o curto espaço de tempo em que as ocorrências foram registradas. “Isso demonstra que o golpe está alcançando certa receptividade, então, é preciso alertar a população para que esteja precavida”.
A orientação é de que a pessoa não deposite nenhum valor. “Diga que não possui a soma no momento e que vai tentar conseguir o dinheiro. Em seguida, acalme-se e tente contato com o familiar que supostamente está precisando de ajuda. Nunca repasse o dinheiro no desespero, pois uma vez depositado, o virtual transforma-se em cédulas e é muito difícil recuperar”.
Além disso, é claro, deve-se entrar em contato com a polícia para informar a situação. Há também casos em que o chamariz é um suposto prêmio, mas que exige o depósito de uma quantia de dinheiro. “É preciso que todos estejam atentos e desconfiem deste tipo de oferta”.
Fonte: Testo Notícias | Foto: Felipe Scoz
Sugestão de pauta