Novela gravada em Santa Catarina lidera audiência em Portugal e projeta aumento do turismo

A novela portuguesa Terra Forte, que teve cenas gravadas em Santa Catarina, estreou nesta segunda-feira (20) com liderança de audiência em Portugal. A produção da TVI registrou 19,5% de share diário, superando a SIC, com 14,7%, e a RTP1, com 9,1%.
O resultado reforça a expectativa de impacto positivo para o estado no exterior, atraindo ainda mais turistas internacionais. Atualmente, Santa Catarina é o terceiro destino de visitantes internacionais no Brasil.
A trama central de Terra Forte narra uma história de amor que conecta os Açores, em Portugal, a Santa Catarina, acompanhando a saga de uma família local que prospera com a criação de cavalos.
A narrativa destaca o estado como um destino acolhedor, cheio de oportunidades, associando sua imagem a valores como resiliência e beleza natural. As gravações ocorreram tanto nos Açores quanto em Florianópolis.
>>LEIA TAMBÉM: Santa Catarina bate recordes e se consolida como potência do agronegócio brasileiro
No dia 13 de outubro, Florianópolis recebeu o evento de lançamento da novela, com a presença de atores e da autora da obra.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), a Fundação Cultural Badesc e a TVI.
“Estamos muito felizes com a repercussão positiva da estreia de Terra Forte em Portugal. É muito importante colocar Santa Catarina na vitrine mundial, entrando diariamente nas casas de milhares de pessoas. Temos certeza de que isso trará um aumento de turistas europeus e um impacto positivo para a economia catarinense”, afirmou a secretária de Turismo, Catiane Seif.
O fenômeno do set-jetting — turismo motivado por locações de filmes e novelas — é tendência global e já trouxe resultados expressivos em outros casos.
A própria TVI obteve sucesso com a novela Cacau, gravada em Itacaré, na Bahia, que gerou crescimento no fluxo de turistas europeus e registrou o melhor verão da região em 2025, segundo a Secretaria de Turismo baiana.
No Brasil, outras produções também impulsionaram o turismo: buscas pelo Monte Roraima aumentaram mais de 500% após a novela Império, enquanto Salvador registrou crescimento de 112% nas pesquisas durante a exibição de Segundo Sol, evidenciando o potencial de transformação da audiência em visitantes.









