A medida foi acordada na última quinta-feira (6).
Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal contra a dengue, a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, decidiu expandir a faixa etária da imunização.
A medida foi acordada na última quinta-feira (6) durante a primeira reunião do ano da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). A partir de agora, os municípios que já oferecem a vacina para adolescentes de 10 a 14 anos poderão incluir também jovens de 15 e 16 anos.
O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, destacou que essa ampliação faz parte dos esforços conjuntos para combater a dengue, ressaltando a baixa adesão à vacinação e a necessidade de proteger o maior número possível de pessoas ainda durante o verão. Segundo ele, a prioridade é salvar vidas.
Cada município será responsável por definir a melhor forma de ampliar a vacinação, levando em conta a quantidade de doses disponíveis e a necessidade de garantir o esquema vacinal completo. Atualmente, 76 municípios das regiões Nordeste, Vale do Itapocu, Grande Florianópolis, Médio Vale do Itajaí e Oeste já possuem vacinas contra a dengue.
>> LEIA TAMBÉM: Pomerode recebe novos aparelhos no combate à dengue
A Secretaria de Estado da Saúde solicitou ao Ministério da Saúde, ainda em 2024, a ampliação do fornecimento de vacinas para contemplar também as regiões da Foz do Rio Itajaí, Extremo Oeste e Xanxerê.
Os índices de vacinação contra a dengue em Santa Catarina seguem abaixo do ideal, com 43,95% da população-alvo tendo recebido a primeira dose e apenas 20,65% completando o esquema com a segunda dose.
O superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Fábio Gaudenzi, reforçou que os municípios já podem expandir a faixa etária da vacinação, desde que mantenham reservas para garantir a segunda aplicação, essencial para a eficácia da imunização, que exige um intervalo de 90 dias entre as doses.
Sugestão de pauta