O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta para Santa Catarina, informando que uma intensa onda de calor deve atingir o estado a partir deste sábado (08) e se estender até o dia 10.
Segundo o órgão, as temperaturas poderão alcançar valores recordes, com máximas que em algumas regiões podem ultrapassar os 40 graus Celsius, agravadas pela baixa umidade do ar.
De acordo com a Defesa Civil, entre domingo (9) e segunda-feira (10), as máximas ficam acima dos 30°C em todas as regiões catarinenses, se aproximando dos 40°C no Extremo Oeste e Litoral Sul.
As autoridades meteorológicas destacam que a população deve redobrar os cuidados com a saúde, uma vez que as condições extremas de calor podem provocar riscos.
Tais como desidratação, insolação e agravamento de problemas crônicos, sobretudo entre crianças, idosos e pessoas com condições médicas preexistentes.
Dentre as medidas preventivas recomendadas estão: manter-se bem hidratado, evitar a exposição direta ao sol durante os horários de pico (entre 10h e 16h).
Além disso, usar roupas leves, protetor solar e, sempre que possível, buscar ambientes com ar-condicionado ou sombra. Em caso de sintomas como tontura, náuseas ou fraqueza, a orientação é procurar atendimento médico imediatamente.
Sugestão de pauta