A corporação deu dicas para evitar acidentes durante essas atividades
Com centenas de salvamentos em uma semana, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) emitiu um alerta para os riscos de acidentes em rios, cachoeiras, trilhas e acampamentos.
Entre 28 de janeiro e 3 de fevereiro, foram registrados 210 salvamentos por afogamento no estado.
Além disso, ocorreram duas mortes recentes em áreas naturais, reforçando a necessidade de prevenção.
Durante a alta temporada, o CBMSC também realizou 794 mil ações preventivas e atendeu 1.448 vítimas de queimaduras por águas-vivas.
No mesmo período, 144 crianças desaparecidas foram localizadas pelas equipes.
No dia 30 de janeiro, um argentino de 31 anos desapareceu na Cachoeira do Sony, em São Bonifácio. Seu veículo, barraca e cachorro foram encontrados no local, e bombeiros iniciaram as buscas com apoio de cães farejadores.
Após três dias, o corpo foi encontrado às margens do Rio Poncho, em uma área de forte correnteza e difícil comunicação.
Outra ocorrência fatal aconteceu no sábado, 1º de fevereiro, em Palhoça. Um homem mergulhou em uma cachoeira, pediu socorro e desapareceu.
Após buscas, os bombeiros localizaram o corpo.
Diante dos riscos, o CBMSC orienta que visitantes consultem a previsão do tempo antes de explorar áreas naturais, utilizem roupas adequadas, informem familiares sobre seus trajetos e evitem locais de correnteza.
Leia também:
Também recomenda-se cuidado com pedras escorregadias e evitar mergulhos em rios desconhecidos.
A corporação reforça que, além das praias, rios e cachoeiras podem representar grande perigo, exigindo atenção redobrada para evitar tragédias.
Sugestão de pauta