A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil coloca o sul do país no topo do ranking
Santa Catarina se destacou como o estado brasileiro com o maior percentual de leitores, segundo o sexto levantamento da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgado na quarta-feira,18.
No estado, 64% da população declarou ter lido ao menos parte de um livro nos últimos três meses. Esse é o segundo levantamento consecutivo que posiciona Santa Catarina no topo do ranking nacional. A média brasileira é de 47%.
Média de leitores no Sul supera outras regiões
A região Sul é a única do país onde a maioria dos moradores se declara leitora. Nos três estados (Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná), 53% das pessoas afirmaram ter lido total ou parcialmente ao menos um livro no período analisado.
No entanto, o dado representa uma queda em relação à pesquisa anterior, quando 58% da população da região havia se identificado como leitora.
Brasil enfrenta declínio na leitura
No cenário nacional, o levantamento revelou um dado preocupante: pela primeira vez na série histórica da pesquisa, a maioria dos brasileiros não se considera leitora.
Dos entrevistados, 53% afirmaram não ter lido nem mesmo parte de um livro nos últimos três meses.
A pesquisa aponta que o Brasil tem atualmente 93,4 milhões de leitores, considerando pessoas com 5 anos ou mais. Esse número representa uma redução de 6,7 milhões em relação à edição anterior.
Perfil dos leitores
A faixa etária com maior presença entre os leitores no país é de 50 a 69 anos. Já os grupos de 11 a 13 anos e acima de 70 anos são os menos representados.
Leia também:
Metodologia da pesquisa
O levantamento foi realizado entre 30 de abril e 31 de julho deste ano. Foram realizadas 5.504 entrevistas presenciais em 208 municípios, abrangendo 21 estados e o Distrito Federal.
Os dados consideram tanto a leitura de livros impressos quanto digitais e abrangem todos os gêneros, incluindo didáticos, bíblia e textos religiosos.
A amostra exclui os estados de Rondônia, Acre, Roraima, Amapá e Tocantins, cujos resultados foram agrupados de forma conjunta.
Sugestão de pauta