O mel produzido em Santa Catarina está ganhando cada vez mais espaço no mercado global. Segundo a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), o estado ocupa a terceira posição no volume de exportações do produto, registrando a marca de 3 mil toneladas vendidas entre janeiro e agosto deste ano, movimentando cerca de US$ 7,7 milhões em negócios.
Uma das empresas que se destaca nesse cenário é a Duvera Honey Co., sediada em Florianópolis e especializada na comercialização internacional de mel.
Com pouco mais de dois anos de operação, a empresa aposta em qualidade e estratégias específicas para o mercado externo.
De acordo com Gustavo Abdalla, fundador da Duvera, o foco sempre foi a operação internacional, com Portugal consolidado como principal cliente e porta de entrada para a Europa.
“Nosso planejamento envolveu uma pesquisa aprofundada em diversos países e feiras internacionais para entender as exigências e regulamentações dos mercados-alvo. Hoje, Portugal é nosso maior comprador, mas já estamos em trâmites finais para fechar nossa primeira negociação com os Estados Unidos, além de tratativas com os Emirados Árabes”, destaca Abdalla.
A FIGA Biz – Escritório de Negócios, liderada por Filipe Gallotti, teve papel essencial nesse processo. Além de apoiar na internacionalização da marca, Gallotti passou a ser sócio da empresa e enxerga um enorme potencial no mercado global para o mel brasileiro.
-
LEIA TAMBÉM: SC lança operação para receber mais de 3 milhões de turisas na temporada de verão 2024/2025
“O diferencial do nosso mel está na pureza e origem rastreável, características cada vez mais valorizadas lá fora. A demanda por mel orgânico e produtos derivados, como própolis e cosméticos, também cresce exponencialmente, abrindo novas oportunidades de negócios”, comenta Gallotti.
Atualmente, o portfólio da Duvera inclui cinco variedades de mel: mel silvestre premium, mel de laranjeira, mel de eucalipto, mel de uva japonesa, mel de melato de bracatinga e o mel silvestre orgânico. Além disso, a empresa oferece própolis verde em diferentes concentrações e formatos, como gotas e cápsulas.
O sucesso no mercado internacional também tem repercutido no Brasil, onde a procura pelos produtos da Duvera está em alta. Clientes nacionais têm buscado conhecer e provar as linhas premium de mel e própolis, impulsionando ainda mais os negócios.
“O mel catarinense simboliza uma produção inovadora e eficiente, com qualidade reconhecida e um desenvolvimento sustentável do setor. O cenário é promissor para a diversificação de produtos com maior valor agregado”, ressalta Giovani Morais, sócio da empresa.
Com mais de 100 tipos diferentes de mel produzidos no estado, conforme a FIESC, Santa Catarina reafirma sua posição como referência no mercado apícola global, unindo tradição, inovação e qualidade.
Sugestão de pauta