Com uma leitura abrangente, o radar proporciona uma fiscalização mais eficiente.
Após os primeiros testes em São Paulo e Curitiba, o radar de efeito Doppler, uma nova tecnologia no monitoramento de trânsito, está sendo implementado em várias outras regiões do país.
Esse tipo de radar vai além da simples medição de velocidade, podendo detectar até oito tipos de infrações, como motoristas que freiam bruscamente ao se aproximarem do equipamento ou que aceleram logo após passá-lo.
O uso dessa tecnologia já foi ampliado para 24 estados, oferecendo um controle mais preciso do tráfego em áreas monitoradas. Com uma leitura abrangente, o radar proporciona uma fiscalização mais eficiente e permite uma gestão mais detalhada dos fluxos de veículos.
Como funciona a tecnologia Doppler?
O radar opera através da emissão de ondas eletromagnéticas que, ao atingir um veículo em movimento, são refletidas, permitindo a medição da velocidade. Ele consegue captar a velocidade dos automóveis a uma distância de 100 metros antes e 50 metros depois do ponto de instalação.
Além disso, o radar Doppler pode registrar comportamentos suspeitos, como a frenagem repentina ou aceleração após o motorista passar pelo dispositivo, funcionalidades que os radares com sensores no solo não possuem.
• LEIA TAMBÉM: Chega a Timbó o caminhão da Mitsubishi com soluções em tecnologia que está rodando o País
Outras funções do radar
O radar Doppler também atua na identificação de várias infrações além do excesso de velocidade. Ele consegue flagrar motoristas utilizando o celular enquanto dirigem, ocupação indevida do banco de passageiros, avanço de sinal vermelho, conversões proibidas, condução na contramão e paradas irregulares sobre faixas de pedestres.
Em São Paulo, já existem radares deste tipo instalados em seis rodovias, com previsão de ampliação. Entre as estradas monitoradas estão a Washington Luís (SP-310), Luiz de Queiroz (SP-304), Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225) e César Augusto Sgavioli (SP-261), além de novos pontos na Irineu Penteado (SP-191) e na Assis Chateaubriand (SP-425).
Expansão em São Paulo
Segundo a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), há um processo licitatório em andamento para a instalação de mais 649 radares no estado. Desses, 536 contarão com tecnologia de reconhecimento óptico, aprimorando ainda mais a capacidade de fiscalização e segurança nas rodovias.
Sugestão de pauta