Segundo a polícia, o Secretário de Obras na época dos fatos, é atualmente o presidente do SAMAE.
Na manhã desta quarta-feira (4), a Polícia Civil, por meio da 4ª Delegacia Especializada em Combate à Corrupção (4DECOR), deflagrou a Operação Limpeza Urbana.
A ação visa investigar um esquema de superfaturamento nos serviços de limpeza urbana, que teriam ocorrido entre 2017 e 2023 no município de Gaspar, em Santa Catarina.
As investigações foram iniciadas após a Polícia Civil receber uma série de documentos e informações sobre os serviços relacionados à limpeza urbana, incluindo varrição (manual e mecanizada), capina, roçada, entre outros, realizados nas vias públicas de Gaspar.
Conforme apurado, foram identificados diversos casos de medições superfaturadas, especialmente nas áreas verdes do município.
Em algumas situações, a extensão dos serviços informados superava até mesmo a área real do terreno, levantando suspeitas sobre a veracidade das medições realizadas.
Tais irregularidades contaram com o aval de servidores públicos responsáveis pela fiscalização dos contratos.
Outro ponto de destaque na investigação é a transferência da prestação dos serviços de limpeza urbana, que antes eram de responsabilidade da Secretaria de Obras do município, para o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Gaspar.
• LEIA TAMBÉM: Após mais de 40 cães envenenados, prefeitura do Rio faz limpeza pesada em ruas e bueiros
Segundo a Polícia Civil, o então Secretário de Obras, que estava à frente da pasta durante o período investigado, atualmente ocupa o cargo de presidente do SAMAE, o que levantou ainda mais suspeitas sobre a continuidade das irregularidades.
Durante a Operação Limpeza Urbana, a Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão nas residências dos fiscais de contratos e dos ex-secretários de obras envolvidos na gestão dos serviços em que foram identificados pagamentos superfaturados.
A ação contou com a participação da Coordenadoria Estadual de Combate à Corrupção (CECOR), bem como da 1ª, 2ª e 3ª DECOR, além de unidades policiais de Blumenau e Timbó, todas coordenadas pela 4ª DECOR.
Sugestão de pauta