A fumaça das queimadas na Amazônia já chegou a Santa Catarina, conforme alerta da Defesa Civil. O fenômeno faz o céu ficar com aspecto esbranquiçado e a previsão indica que a situação seguirá até quinta-feira, 22.
Além de diminuir a visibilidade, há a piora na qualidade do ar, especialmente no interior do estado. Em Chapecó, maior cidade do Oeste, o céu amanheceu com pouca visibilidade e tempo seco.
No litoral a fumaça não será tão perceptível pois há nevoeiros próximo à costa. Na manhã desta segunda-feira, as nuvens baixas fecharam os três principais aeroportos do estado.
>> LEIA TAMBÉM: Com 10 casos este ano, SC segue em alerta para mpox
Um dos principais problemas para a saúde é a baixa umidade relativa do ar que, segundo a Defesa Civil, pode ficar próxima ou abaixo de 30%.
A recomendação é beber bastante água e monitorar possíveis sintomas de irritação respiratória, como tosse, dificuldade para respirar ou irritação nos olhos.
Queimadas
O Amazonas registrou quase 3 mil focos de queimadas apenas nos primeiros dez dias de agosto e está em emergência ambiental, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Na Amazônia, os incêndios não são naturais. As florestas tropicais intactas normalmente não queimam, pois são muito úmidas.
As queimadas na Amazônia são quase sempre causadas pelo ser humano, por atos como o garimpo ilegal, nas diferentes etapas do desmatamento, seja para limpar a terra da vegetação depois que grandes árvores foram derrubadas ou para enfraquecer a floresta.
Sugestão de pauta