O TRE-SC tem um cronograma de entregas que se estende até o início de agosto.
Na última sexta-feira, dia 5, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) iniciou a distribuição das urnas eletrônicas para as 100 zonas eleitorais do estado que participarão das Eleições Municipais de 2024.
Até o final desta semana, mais de 2 mil urnas já terão sido enviadas do depósito central da Justiça Eleitoral catarinense para os cartórios de diversas cidades, incluindo:
Anita Garibaldi;
Balneário Piçarras;
Biguaçu;
Bom Retiro;
Curitibanos;
Gaspar;
Guaramirim;
Itapema;
Lages;
Navegantes;
Pomerode;
Santo Amaro da Imperatriz;
São Francisco do Sul;
São Joaquim;
Timbó.
O Tribunal Regional Eleitoral tem um cronograma de entregas que se estende até o início de agosto, quando todas as 17.830 urnas estarão distribuídas nos municípios.
Além das urnas, estão sendo enviados baterias, cabos de bateria e cabinas de votação. Posteriormente, serão entregues também bobinas e fones de ouvido.
Paulo Dionísio Fernandes, coordenador de eleições do TRE-SC, destaca a importância de realizar essas entregas com antecedência.
“Quando chegam nas ZEs, as urnas passam por novos testes após o transporte a fim de estarem aptas para as cerimônias públicas de configuração e carga oficial, assim como as cerimônias de conferência da configuração, que ocorrem em setembro”, afirma.
Durante o período de armazenamento, as urnas e os suprimentos são guardados em locais escolhidos pelos cartórios eleitorais, que possuem fácil acesso, segurança adequada, boas instalações elétricas e iluminação, além de serem livres de poeira, umidade e goteiras.
• LEIA TAMBÉM: TRE-SC inicia distribuição das urnas eletrônicas para as Eleições 2020
Simultaneamente à distribuição das urnas, o Tribunal Regional Eleitoral de SC está participando do 14º Simulado Nacional de Hardware, coordenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e realizado em todos os tribunais regionais do país entre 1º e 18 de julho.
Esses testes, feitos por amostragem, visam identificar possíveis falhas de hardware e encontrar soluções a tempo para as eleições.
O simulado, realizado no depósito central do Tribunal, também serve como teste para as melhorias implementadas nos softwares das urnas eletrônicas após o último teste público de segurança.
Sugestão de pauta