Evento certificou 13 artesãs e criativas, trazendo uma mostra dos produtos desenvolvidos nas novas coleções
Na noite do último dia 24 de junho, o Centro Integrado de Cultura (CIC) em Timbó foi palco de um evento que celebrou a riqueza cultural e a criatividade do Vale Europeu. O evento marcou o lançamento das novas coleções de produtos artesanais e criativos inspirados na história e cultura dos municípios de Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho e Rodeio, reunindo autoridades, artesãos, criativos e convidados em um ambiente de grande entusiasmo e admiração.
Uma mostra revelou o trabalho desenvolvido pelas artesãs dessa turma mista, cujas coleções são fruto do Programa Desenvolvimento para o Artesanato Ouro, uma iniciativa do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI) em parceria com o Sebrae e as prefeituras locais.
Durante a cerimônia de lançamento, também ocorreu a certificação de 13 artesãs desses municípios, que receberam orientações das consultoras do Sebrae, Bárbara Wagner e Michele Laforga.
O lançamento envolveu as coleções das artesãs Cristiane Regina Tomelin Agostini, Lucy Carine Manes, Carmem Raquel Giotti, Claudia Silvana Paganelli, Gislaine Kunde Gaede, Ilse Maria Girardi, Jéssica Terezinha Reitz Antunes, Patrícia Pereira Nones, Thayná da Cruz Queiróz, Valmira Grundmann da Silva, Fátima Aparecida Mendonça Ribeiro, Marli Pintarelli Girardi e Sineide Rozinha Berri Fava.
“Ver a identidade cultural de cada município representada nestas coleções e nos produtos artesanais feitos pelas artesãs integrantes do programa é uma satisfação para o CIMVI, pois consagra o resultado deste projeto”, afirmou a gestora de Turismo e Cultura do CIMVI, Arlete Regilene Scoz.
Outras autoridades presentes também parabenizaram as artesãs pelo belíssimo trabalho desenvolvido.
>>LEIA TAMBÉM: Vale Europeu Catarinense destaca-se em evento promovido por Sebrae e Embratur
Para o analista de atendimento do Sebrae, Cesar Stahlschmidt, a parceria entre o CIMVI e o Sebrae foi mais que positiva.
“Estamos apaixonados pelo Vale Europeu e pelo resultado obtido ao longo do programa Artesanato Ouro. Queremos continuar a parceria neste projeto cultural”, destacou.
Os convidados puderam admirar a diversidade e a qualidade dos produtos expostos, que não apenas valorizam a cultura local, mas também promovem o incremento da renda dos artesãos e a autoestima dos criadores.
No próximo dia 30 de junho, das 10h às 18h, no Parque Central de Timbó, acontecerá a Feira de Artesanato Regional aberta ao público, onde mais de 60 artesãos e criativos do Vale Europeu estarão expondo e comercializando os produtos de suas novas coleções.
Sugestão de pauta