O animal foi descoberto encalhado na última quinta-feira (13).
Na manhã deste sábado (15), uma baleia da espécie bryde, com sete metros de comprimento e cerca de cinco toneladas, encontrada encalhada na praia do Campo Bom, em Jaguaruna, no Litoral Sul de Santa Catarina, não resistiu aos esforços de resgate e veio a óbito.
O animal foi descoberto encalhado na última quinta-feira (13) por um pescador local, que imediatamente alertou as autoridades competentes, incluindo o ProFRANCA/Instituto Australis e a Polícia Militar Ambiental de Laguna.
Desde então, equipes especializadas de diversas instituições, como Ceclimar/URGS, Univali de Itajaí e Univille de Joinville, se mobilizaram para tentar salvar o animal.
A operação de resgate enfrentou dificuldades significativas devido à presença de um banco de areia e à maré baixa, que impediram a devolução da baleia ao mar.
• LEIA TAMBÉM: Turista é surpreendido por baleia em Puerto Madryn na Argentina
O Corpo de Bombeiros, voluntários e membros da comunidade local se uniram aos esforços de salvamento, demonstrando uma mobilização comunitária exemplar em prol da preservação da vida marinha.
Karina Groch, diretora do ProFRANCA, expressou profundo pesar pelo desfecho trágico:
“Infelizmente, o animal veio a óbito e o trabalho, agora, é removê-lo do local até a areia para a realização da necrópsia, com o uso de equipamentos fornecidos pela prefeitura do município.”
ASSISTA O VÍDEO ⤵️
Sugestão de pauta