Os temporais que assolam o Rio Grande do Sul causaram mais fatalidades, elevando o número de mortos para 56, conforme dados divulgados pela Defesa Civil neste sábado (4).
Além das vítimas fatais, há 68 pessoas desaparecidas e 74 feridas. A situação levou o governo estadual a decretar estado de calamidade, segundo o Portal G1.
Um total de 32.248 pessoas estão desabrigadas, sendo 8.168 em abrigos e 24.080 alojadas em residências de familiares ou amigos. Os estragos atingiram 235 dos 496 municípios do estado, afetando cerca de 351.639 pessoas.
Os temporais também provocaram danos na infraestrutura viária, com 188 trechos de rodovias bloqueados, sendo cinco parcialmente e 28 totalmente, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O desastre ambiental resultou em cortes de energia, afetando aproximadamente 296 mil clientes da Rio Grande Energia (RGE), principalmente em áreas alagadas.
-
LEIA TAMBÉM: PRF lança campanha de arrecadação de doações para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul
As regiões mais atingidas incluem Vale do Taquari, Metropolitana, Vale do Rio Pardo, Vale dos Sinos, Serra, Planalto e Central.
Na manhã deste sábado (04), o nível do Guaíba em Porto Alegre, ultrapassou a cota de inundação, transbordando sobre ruas e avenidas, atingindo mais de 5 metros.
Sugestão de pauta