De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Santa Catarina desponta como o estado com a maior segurança alimentar do país.
Segundo a pesquisa, cerca de 88,9% dos domicílios catarinenses garantiram acesso a alimentos adequados, tanto em quantidade quanto em qualidade em 2023.
Esse índice supera a média nacional de 72,4% e também os estados da região sul. Além de situar o estado no topo da lista das Unidades da Federação com a melhor condição alimentar.
Além da condição alimentar, a pesquisa mostra que SC possui o menor nível de desigualdade de renda e o quarto maior rendimento médio nacional.
Nesse sentido, o rendimento médio dos trabalhadores atingiu a marca de R$ 3.316 em 2023. O crescimento foi de 9,5% acima da inflação em relação ao ano anterior.
O Edgard Usuy, Secretário de Estado do Planejamento (Seplan), relatou que esses números refletem diretamente na qualidade de vida e bem-estar das famílias catarinenses.
Segundo ele, a redução da desigualdade de renda e o aumento do rendimento é significativo não apenas na vida dos catarinenses, mas também na economia em geral.
Pois promove um ambiente de negócios mais favorável e um crescimento inclusivo.
Ainda na pesquisa é possível ver que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o benefício do Bolsa Família.
Os rendimentos habituais dos catarinenses obteve um aumento de 15% em relação ao ano anterior, que ultrapassa a marca de R$ 13 bilhões.
Sugestão de pauta