Vale ressaltar que os volumes de chuva previstos podem sofrer alterações conforme o posicionamento da frente fria estacionária.
As primeiras semanas de maio prometem ser turbulentas em Santa Catarina, com a previsão de chuvas frequentes e temporais.
O padrão climático teve início neste final de semana que passou e perdurará ao longo do mês, especialmente nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul.
As regiões mais afetadas, com risco moderado para alagamentos e enxurradas pontuais, incluem o Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e parte do Alto Vale do Itajaí. No restante do estado, o risco é considerado baixo.
Essa condição é atribuída à presença de um bloqueio atmosférico que dificulta o avanço das frentes frias formadas entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul em direção a Santa Catarina, tornando-as mais estacionárias e prolongando sua influência sobre a região.
Na primeira semana de maio, entre segunda-feira, 29, e quarta-feira, 1º de maio, espera-se um ligeiro deslocamento da frente fria em direção ao estado gaúcho, o que poderá proporcionar períodos de melhoria com o aparecimento do sol em Santa Catarina. No entanto, o risco de temporais persistirá, principalmente nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul.
Já entre quinta-feira, 2, e sexta-feira, 3, a frente fria se deslocará para o Norte, intensificando as chuvas e aumentando o risco para temporais em todas as regiões do estado.
• LEIA TAMBÉM: Timbó recebe inauguração do maior estúdio de pilates do país sem hora marcada
Diante desse cenário, a população é orientada a manter-se informada sobre as condições meteorológicas locais por meio das redes oficiais da SDC e a adotar precauções como evitar trafegar em áreas sujeitas a alagamentos, reforçar a segurança em telhados e estruturas, evitar atividades ao ar livre durante temporais, entre outras recomendações.
Vale ressaltar que os volumes de chuva previstos podem sofrer alterações conforme o posicionamento da frente fria estacionária, portanto, a Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina enfatiza a importância de acompanhar diariamente as atualizações das Notas, Avisos e Alertas.
Sugestão de pauta