Uma multa no valor de R$ 98.100,00 foi aplicada.
Na última segunda-feira (23), por volta das 11h40, uma operação policial realizada em Rodeio resultou na apreensão de uma grande quantidade de palmito Juçara, uma espécie ameaçada de extinção.
De acordo com informações da polícia, durante uma barreira na Rua Presidente Kennedy, um veículo VW Gol cor prata, conduzido por um homem de 40 anos, foi abordado.
Após uma verificação minuciosa, as autoridades descobriram que o veículo transportava 218 cabeças de palmito juçara sem a devida licença.
O condutor alegou que a carga foi carregada na localidade de Morro Azul, em Timbó, e que o proprietário possuía autorização e projeto para o corte e manejo porém não havia obtido a Documentação de Origem Florestal (DFO) para o transporte.
Segundo o homem, a responsável pela empresa responsável pela carga estava ausente por motivos de saúde no momento em que a carga ficou pronta, impossibilitando a obtenção da DFO.
• LEIA TAMBÉM: Atropelamento na BR-470 em Rodeio deixa ciclista morto
Diante da situação, a Polícia Militar Ambiental foi acionada e compareceu ao local. Foi realizado um procedimento administrativo, resultando na apreensão das 218 cabeças de palmito juçara e na aplicação de uma multa no valor de R$ 98.100,00 (noventa e oito mil e cem reais).
O comércio ilegal de produtos vegetais, especialmente de espécies ameaçadas como o palmito juçara, representa uma grave ameaça à biodiversidade e ao meio ambiente.
Sugestão de pauta