Com apenas 15 anos de atuação, a Sicredi Vale Litoral SC já se posiciona entre as 50 maiores cooperativas do Brasil, apresentando um notável crescimento e um plano ambicioso de expansão.
No último ano, a cooperativa alcançou a marca de 80 mil associados e projeta atingir a impressionante marca de 100 mil associados até o final de 2024.
Os números foram revelados durante um evento direcionado à imprensa local, ocorrido na Sede Regional da cooperativa em Itapema, realizado nesta terça-feira, dia 05.
A Sicredi Vale Litoral SC, constituída em 2008, já conta com 33 agências distribuídas estrategicamente no Vale do Itajaí Açu, Vale do Itajaí Mirim, Vale do Rio Tijucas e Litoral Norte Catarinense. Entretanto, o presidente da cooperativa, José Domingos de Andrade, revela que os planos de expansão não param por aí.
“Planejamos chegar aos 100 mil associados e expandir para 46 agências nos próximos dois anos. A expansão visa democratizar o cooperativismo, proporcionando acesso ao crédito e outros serviços essenciais para a transformação socioeconômica das regiões em que atuamos”, destaca Andrade.
>>LEIA MAIS SOBRE A SICREDI:
Crescimento e Reconhecimento
O diretor executivo da Sicredi Vale Litoral SC, Arão João da Silva Neto, ressaltou o crescimento expressivo da cooperativa no último ano. “Nosso número de associados cresceu 26%, totalizando 80,3 mil associados. Além disso, registramos um aumento significativo no patrimônio líquido, que atingiu a marca de 393 milhões.
No que diz respeito ao crédito, concedemos 2,26 bilhões, representando um aumento de 38%. Esse desempenho nos colocou entre as 20 maiores da Central Sicredi Sul Sudeste e entre as 50 maiores do Brasil, considerando todas as cooperativas de crédito”, destaca.
Foco no Desenvolvimento Local e Educação
Alinhada aos princípios cooperativistas, a Sicredi Vale Litoral SC promove o desenvolvimento local ao direcionar recursos para operações de crédito na mesma região em que são captados. A cooperativa também investe em programas sociais e educacionais, como o Programa Nacional de Apoio a Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) e o Programa Cooperativa Escolares, que visa ampliar as oportunidades de aprendizado para crianças e adolescentes.
Além disso, iniciativas como o Programa “Cooperação na Ponta do Lápis” levam informações sobre educação financeira a várias comunidades, impactando diretamente milhares de pessoas.
O presidente da cooperativa reforça o compromisso do Sicredi em apoiar o desenvolvimento social e transformar a vida das pessoas.
“Queremos fomentar a cultura ESG entre nossos públicos, construindo uma sociedade mais próspera e inclusiva. Sempre reforçando nosso modelo de atuação cooperativa e o compromisso do Sicredi em apoiar o desenvolvimento social e transformar a vida das pessoas”, conclui.
Sugestão de pauta