Entre as ocorrências estão afogamento, mal-estar, convulsões etc.
Com a chegada do verão e o notável aumento do fluxo turístico em todo o estado, as equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) redobraram sua atenção para garantir assistência a todos que procuram por serviços de urgência e emergência, acessíveis pelo número de telefone 192.
Durante o período de 24 de dezembro de 2023 a 1º de janeiro de 2024, as Centrais de Regulação do Samu em Santa Catarina receberam um total expressivo de 20.920 ligações.
As áreas mais demandadas foram a Grande Florianópolis, com 3.940 ligações, seguida pela região Norte/Nordeste (em Joinville), com 3.843, a Sul (em Criciúma), com 3.222, o Vale do Rio Itajaí (em Blumenau), com 3.197, a Foz do Rio Itajaí (em Camboriú), com 2.975, o Extremo-Oeste (em Chapecó), com 1.765, o Planalto Serrano (em Lages), com 1.191, e o Meio-Oeste (em Joaçaba), com 787 ligações.
• LEIA TAMBÉM: 37º Torneio de Verão de Futsal de Indaial reúne talentos do esporte no início de 2024
Entre as principais ocorrências atendidas pelo Samu destacam-se casos clínicos relacionados a situações de afogamento, mal-estar, convulsões, abuso de bebidas alcoólicas e traumas leves.
O Governo de Santa Catarina, por meio da operação Estação Verão, está intensificando os cuidados e a vigilância em relação à movimentação da população durante o período de férias. O aumento significativo do tráfego de veículos nas rodovias tem elevado os riscos de acidentes. Além disso, as áreas litorâneas são uma preocupação adicional devido ao grande número de pessoas circulando simultaneamente.
Sugestão de pauta