Os avisos de pagamento serão distribuídos aos residentes nos endereços cadastrados.
A partir de 4 de janeiro, terá início a entrega dos carnês de pagamento do IPTU 2024 na cidade de Blumenau, localizada no Vale do Itajaí. Os avisos de pagamento serão distribuídos aos residentes nos endereços cadastrados no sistema imobiliário municipal.
A expectativa da Secretaria da Fazenda é entregar cerca de 174 mil boletos aos moradores de Blumenau até 26 de janeiro de 2024, esperando arrecadar um montante total de R$ 126 milhões. O Prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, explicou que o imposto sofrerá um ajuste de 4,14%, baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
Aqueles que mantiveram a pontualidade nos pagamentos em 2023 serão beneficiados com um desconto de 2%. Consequentemente, os boletos já serão emitidos com a redução no valor. Além disso, será possível quitar integralmente o imposto com desconto de 5% até 15 de fevereiro para boletos verdes, ou usufruir de um desconto de 3% até 15 de março para boletos amarelos. O IPTU também poderá ser parcelado em até 11 vezes.
Os residentes de Blumenau têm a opção de direcionar parte do seu imposto para programas sociais locais, efetuando o pagamento em cota única na guia branca até 15 de fevereiro. Essa porcentagem correspondente ao desconto será destinada ao Fundo Municipal de Assistência Social.
“São recursos que aplicamos nos serviços diretos à população, como atendimentos de saúde, educação, assistência social, manutenção urbana, enfim, no custeio da máquina pública como um todo”, ressaltou o prefeito.
• LEIA TAMBÉM: IPTU 2023: Carnês começam a ser entregues em Timbó
A partir de 4 de janeiro, os contribuintes também terão a opção de gerar a guia de pagamento ONLINE. O período para solicitar revisão do imposto será entre 15 de janeiro e 15 de março, através do processo digital disponível na Carta de Serviços. Além disso, qualquer correção nos dados cadastrais e outros serviços aos contribuintes serão prestados online, através dos canais da Secretaria da Fazenda, conforme destacou o secretário César Poltronieri.
Para esclarecimento de dúvidas sobre o IPTU em 2024, os contribuintes podem atualizar seus cadastros ou obter esclarecimentos através do WhatsApp (47) 9 9699-0946 ou pelo E-MAIL.
Sugestão de pauta