O V Seminário Regional de Educação Ambiental, promovido pelo Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI, aconteceu no último dia 10.
O evento reuniu representantes dos Grupos Intersetoriais de Educação Ambiental (GIEAs) de 14 municípios consorciados para compartilhar as iniciativas e projetos desenvolvidos ao longo de 2023.
Realizado na sede da Fundação Indaialense de Cultura (FIC) em Indaial, o Seminário Regional proporcionou uma troca enriquecedora de ideias e aprendizados.
Cada GIEA apresentou o trabalho desenvolvido em seu município, destacando programas, projetos e ações de Educação Ambiental para o ano de 2023, além de apresentar o plano de ação para 2024.
A assessora de Educação Ambiental do CIMVI, Mariléia Selonke, ressaltou a importância do seminário como uma oportunidade para dimensionar as ações realizadas:
“Este momento foi enriquecedor para todos os participantes, pois conseguimos dimensionar o que fazemos e inspirar para fortalecer ainda mais as ações de educação ambiental nos municípios.”
Os projetos e ações têm como base as Políticas Municipais de Educação Ambiental e os Programas Municipais de Educação Ambiental – ProMEAs.
Na abertura do seminário, o diretor executivo do CIMVI, Fernando Tomaselli, destacou o crescimento dos GIEAs e o impacto positivo desse trabalho em toda a região.
“As ações de educação ambiental vêm sendo executadas nos municípios do CIMVI ao longo dos anos de forma extraordinária, colocando a região como referência nacional e o seminário procura destacar justamente isso”, afirma Tomaselli.
Autoridades presentes, como os secretários de Urbanização e Meio Ambiente e Educação de Indaial, enfatizaram a importância do evento para a troca de experiências entre os municípios.
José Sommer, coordenador do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental da Região Hidrográfica 07, ressaltou a importância de compartilhar essas experiências.
O prefeito de Indaial, André Moser, falou sobre a honra de sediar o evento e ressaltou que a troca de ideias e informações é fundamental para ampliar as ações de educação ambiental nos municípios.
“Além de valorizar os educadores ambientais, este evento é fundamental para gerar a troca de ideias e informações.
Essa soma de ações desenvolvidas em cada município CIMVI pode ser multiplicada em prol do desenvolvimento de novos projetos”, completa Moser.
O evento contou ainda com um momento lúdico protagonizado pelas mascotes dos GIEAs.
Os mascotes animaram o público presente e demonstraram ser importantes apoiadores das ações de educação ambiental.
A palestra da especialista em Desenvolvimento de Pessoas, Carolina Valle Schrubbe, destacou o papel crucial dos educadores ambientais na construção de um legado positivo para as futuras gerações.
“Precisamos pensar na educação ambiental no início da história, não no fim. Este legado que vamos deixar às futuras gerações deve servir de motivação a todos”, destacou Carolina.
Um espaço simbólico chamado “Cores dos Municípios: o Solo que nos Conecta” permitiu que os participantes contribuíssem com uma porção de terra.
Isso representa a união, o respeito ao passado, o comprometimento presente e a responsabilidade com o futuro.
LEIA TAMBÉM:
O solo recolhido será utilizado para pintar um painel coletivo, simbolizando a contribuição de todos.
O V Seminário Regional de Educação Ambiental reforça o compromisso dos municípios consorciados do CIMVI com a educação ambiental e a construção de práticas sustentáveis em suas comunidades.
Sugestão de pauta