Inicialmente, estudos indicavam que uma atividade solar de tal magnitude aconteceria apenas em julho de 2025.
Um especialista da Universidade George Mason, Virginia (EUA), o renomado professor Peter Becker, conhecido por seu trabalho em sistemas de alerta para atividades solares que possam prejudicar a tecnologia global, destacou uma potencial ameaça eminente para a internet em 2024. Becker alerta sobre uma iminente “crise da internet” devido a uma gigantesca tempestade solar que poderá ter repercussões em todo o mundo.
“A internet alcançou a sua maturidade durante um período em que o sol estava relativamente estável e agora está adentrando uma fase mais ativa”, afirmou o professor, conforme citado pelo Insider Paper.
Este cientista ressalta que é a primeira vez na história em que se observa uma coincidência entre o aumento da atividade solar e a extrema dependência humana da internet. O Centro de Previsão do Clima Espacial da NOAA corrobora com a previsão, apontando que o Ciclo Solar 25, responsável por prever a ocorrência de uma supertempestade solar, provavelmente ocorrerá antes do previsto.
Inicialmente, estudos indicavam que uma atividade solar de tal magnitude aconteceria apenas em julho de 2025. No entanto, Becker sugere que a fase mais intensa da tempestade pode ocorrer já no próximo ano.
• LEIA TAMBÉM: Acidente grave em Trombudo Central deixa trecho da BR-470 totalmente interditado
O cientista alerta que a possível ejeção de massa coronal do Sol, resultante da tempestade solar, poderá se direcionar para outras regiões do espaço. Contudo, caso se direcione para a Terra, “teremos cerca de 18 a 24 horas de alerta antes que essas partículas atinjam nosso planeta e comecem a afetar o campo magnético”.
Além da internet, outras infraestruturas como a rede elétrica, cabos de fibra ótica, sistemas de navegação como GPS, satélites e equipamentos de comunicação podem sofrer danos significativos caso a tempestade atinja o planeta.
Sugestão de pauta