Taió, uma cidade que tem sofrido com as fortes chuvas e inundações, enfrentou a quarta enchente em pouco mais de um mês.
Segundo medições realizadas às 13h desta segunda-feira, 6, o rio Itajaí do Oeste atingiu a marca de 8,23 metros.
De acordo com a Prefeitura de Taió, o pico mais alto ocorreu no sábado, 4, quando o rio atingiu a marca de 10,36 metros.
A Defesa Civil da cidade informou que mais de 60% da parte central da cidade ficou submersa devido às inundações.
“A cidade de Taió ficou com cerca de 60% da parte central da cidade debaixo d’água durante a quarta enchente que atingiu o município”, comentou o órgão.
Até o momento, cerca de 25 famílias, totalizando 90 pessoas, seguem em abrigos devido às enchentes.
A Defesa Civil informou que a barragem de Taió começará a abrir as comportas assim que o nível do rio estiver abaixo dos sete metros, e a operação é esperada a partir de terça-feira, 7.
Na região do Alto Vale do Itajaí, a situação das barragens também está sendo monitorada de perto.
A barragem oeste ultrapassou os 105% da capacidade, e a barragem de Ituporanga está pouco mais de meio metro acima da capacidade, atingindo 104,61%, com uma comporta aberta e quatro fechadas.
LEIA TAMBÉM:
A barragem de José Boiteux está com 83,27% de ocupação, e duas portas permanecem fechadas.
Por outro lado, na principal cidade da região, Rio do Sul, a situação foi mais tranquila em comparação com as inundações que ocorreram no início de outubro.
O nível do rio Itajaí-Açu está em 7,31 metros, na medição feita às 13h desta segunda-feira, 6, mantendo o município em estado de emergência.
No entanto, não houve registros de alagamentos ou ocorrências nos últimos dias de chuvas.
Sugestão de pauta