Nesta sexta-feira, 13, a Defesa Civil de Santa Catarina informou que a barragem de José Boiteux alcançou 96,5% de sua capacidade.
Apesar de estar próxima de verter pela primeira vez, a Defesa Civil informa que o processo é cuidadosamente controlado e monitorado por equipes técnicas.
A barragem foi estruturalmente projetada para liberar o excesso de água retida em seus reservatórios por meio do vertedouro.
Com o término das intensas chuvas, espera-se que a barragem pare de verter em um curto período de tempo.
Esse procedimento é semelhante ao que ocorreu nas barragens de Taió e Ituporanga devido ao grande volume de chuvas nas últimas semanas.
No entanto, ambas as estruturas conseguiram suportar até 125% do volume de seus reservatórios, contribuindo para reduzir os níveis dos rios e minimizar os impactos das inundações no Vale do Itajaí.
Uma vistoria técnica realizada por engenheiros da Secretaria de Infraestrutura confirmou a segurança de todas as estruturas que compõem a barragem de José Boiteux, que foi retomada pela operação do Estado neste ano.
Com o fim das chuvas, os níveis dos rios nas cidades de José Boiteux, Ibirama, Apiúna, Ascurra, Indaial e Blumenau estão diminuindo.
Essa tendência deve persistir nos próximos dias, mesmo com o vertimento da barragem.
LEIA TAMBÉM:
Embora seja possível que o nível do rio em José Boiteux tenha um leve aumento, não representa qualquer ameaça de inundação para o município.
A Defesa Civil continuará monitorando a situação de perto e fornecerá atualizações adicionais nas próximas horas.
Sugestão de pauta